Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresários & Cia

- Publicada em 22 de Dezembro de 2015 às 11:43

Jangadeiros chega aos 74 anos com atletas nas Olimpíadas

Ana Barbachan e Fernanda Oliveira vão em busca de medalhas

Ana Barbachan e Fernanda Oliveira vão em busca de medalhas


SAILING ENERGY/JANGADEIROS/DIVULGAÇÃO/JC
O Jangadeiros, um dos mais tradicionais clubes náuticos do País, acaba de completar 74 anos de atividades além de celebrar os 40 anos da sua Escola de Vela Barra Limpa, pioneira no Rio Grande do Sul e uma das mais completas instituições de ensino náutico do Brasil.
O Jangadeiros, um dos mais tradicionais clubes náuticos do País, acaba de completar 74 anos de atividades além de celebrar os 40 anos da sua Escola de Vela Barra Limpa, pioneira no Rio Grande do Sul e uma das mais completas instituições de ensino náutico do Brasil.
Em mais de sete décadas, a instituição organizou e sediou uma série de campeonatos mundiais, sul-americanos e brasileiros. Participou das Olimpíadas de Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim e Londres.
Em 2004 e 2008, integrou a equipe brasileira, concorrendo em três classes. Em Pequim, o clube conquistou a medalha de bronze na Classe 470, com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.
O clube possui também nove títulos mundiais em quatro classes, conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em Jogos Pan-americanos, venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da Classe Snipe e ganhou por 36 vezes o Campeonato Sul-Americano em oito classes. Da sua Escola de Vela, se formaram atletas como a Fernanda Oliveira, que em 2016 está indo para a sua quinta Olimpíada junto com Ana Barbachan, Alexandre Paradeda, 10 vezes campeão brasileiro, e talentos jovens como Gabriel Kieling, Fábio Pillar, Tiago Brito, Lucas Mazin e Átila Pelin.
Para seguir incentivando a qualificação dos seus atletas, o Jangadeiros participou, junto à Confederação Brasileira de Clubes, por meio de edital, do projeto Preparando o Futuro Olímpico. Dos 27 clubes que conseguiram este incentivo, o projeto do Jangadeiros foi o melhor avaliado.
A partir de 2016, estará capacitado com mais de 35 embarcações para as classes Optmist, Laser, 29er e Hobie-Cat, além de uma série de novos equipamentos. "Os jovens iatistas que sonham com ideais olímpicos podem ter a certeza de que contarão com material de competição como nunca antes na história do Jangadeiros, diz Manuel Ruttkay Pereira, comodoro do clube. E acrescenta: "Temos a vocação de um clube competidor, mas a grande missão da nossa Escola de Vela é estimular o amor à arte de navegar para sócios e não sócios".
Além de toda a vocação para o esporte náutico, o Jangadeiros é uma ótima opção de lazer e um dos cartões postais mais belos de Porto Alegre. Unindo natureza e boa gastronomia, o visitante tem a oportunidade de usufruir do ambiente acolhedor do restaurante Pimenta Rosa, com o seu farto e variado buffet no almoço e uma seleção de pratos à la carte, no jantar.
Informações adicionais: O clube localiza-se na rua Ernesto Paiva, 139, em Porto Alegre.
Telefone: (51) 3268-0080
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO