Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Dezembro de 2015 às 19:43

O bilhete


FREDY VIEIRA/JC
O governador José Ivo Sartori (PMDB) fazia um pronunciamento à imprensa nos jardins do Palácio Piratini quando a primeira-dama e titular do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori (PMDB), deixou um bilhete para o marido, sob o olhar atento do secretário da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB). O conteúdo não se sabe, mas o recado divulgado foi o pagamento da folha salarial de dezembro do funcionalismo.
O governador José Ivo Sartori (PMDB) fazia um pronunciamento à imprensa nos jardins do Palácio Piratini quando a primeira-dama e titular do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori (PMDB), deixou um bilhete para o marido, sob o olhar atento do secretário da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB). O conteúdo não se sabe, mas o recado divulgado foi o pagamento da folha salarial de dezembro do funcionalismo.

Piso em fevereiro

Sartori foi questionado pela imprensa sobre o reajuste do piso regional. Depois de uma série de reuniões sem chegar a um acordo, empresários e trabalhadores esperavam que o governo apresentasse uma definição sobre o salário-mínimo ainda em dezembro. Mas o governador disse que as negociações seguem, mediadas por secretários, e que vai esperar que se esgotem todas as possibilidades de entendimento entre as partes até definir o índice. Projetou uma solução para fevereiro a proposta ainda tem que passar pela Assembleia Legislativa, que está em recesso.

Fortunati empreendedor

Em entrevista ao caderno Geração E, encartado nesta edição, o prefeito da Capital, José Fortunati, revela suas experiências como empreendedor. Conta, por exemplo, que ganhava um dinheirinho quando morava em Flores da Cunha, montando caixas para armazenar uvas na época da colheita.

Qual é a temperatura?


FREDY VIEIRA/JC
Na rua está um calorão e o pedestre, instintivamente, olha para um relógio digital público para ver a temperatura. Mas o equipamento, que também registra a hora, está apagado. É o que acontece em Porto Alegre, desde julho de 2015. E ficará assim, pelo menos, até junho de 2016, quando o novo concessionário deve reativar o serviço.
 Relógios termômetros de rua seguem fora de funcionamento em Porto Alegre
Foto Jonathan Heckler/JC

Adensamento...

A coluna destacou, na segunda-feira, a alteração no Plano Diretor de Porto Alegre aprovada em dezembro pela Câmara Municipal. A medida estimula construções maiores no entorno de grandes avenidas 120 metros para cada lado da via , com a aplicação do índice construtivo máximo permitido na Capital. Isso vale para Terceira Perimetral, Padre Cacique, Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Osvaldo Aranha.

...e a tese da infraestrutura ociosa

O vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do projeto, ligou para reforçar que a ideia é concentrar mais moradores nessas regiões para aproveitar a infraestrutura da Terceira Perimetral e dos futuros corredores de BRT, evitando a expansão da cidade, o que demandaria novos investimentos. A mesma tese "da infraestrutura ociosa" havia sido usada na discussão do Plano Diretor de 1999 para permitir prédios maiores na região central da cidade.

Habitações populares

Outra observação de Pujol é que, para atingir o índice máximo, essas novas construções terão que comprar Solo Criado, sem a necessidade de leilão. O dinheiro será destinado para habitações populares (90%) e para hospitais da Capital (10%). O texto será enviado para sanção ou veto do prefeito José Fortunati no início da próxima semana.

Sem súper

Moradores do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, foram penalizados com a perda de quatro supermercados na região. Primeiro foi o Rissul, na esquina da Protásio Alves com Miguel Tostes. E ontem fecharam três unidades do Nacional próximas: uma na Protásio, outra na Venâncio Aires em frente ao HPS, e a da rua Miguel Tostes.

Uber dispensa

O repórter Leonardo Pujol apurou que o Uber já está dispensando motoristas em Porto Alegre – alguns casos ocorreram nesta semana. Não que o negócio esteja dando errado. O motivo é a má avaliação do profissional pelos passageiros ou eventual burla ao sistema.

Miúdas

  • ESVAZIAMENTO da Capital ficou mais perceptível na manhã desta quarta-feira.
  • QUEM viaja deve estar atento para o pagamento do IPVA e IPTU da Capital.
  • DESCONTO maior só vale até 4 e 5 de janeiro, respectivamente.
  • SOLIDARIEDADE fez com que vários contribuintes pagassem o IPVA antes.
  • COM isso, ajudaram os funcionários públicos estaduais a receberem o salário.