Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 19 de junho de 2018.
Dia do Cinema Brasileiro.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 31/12/2015. Alterada em 30/12 �s 21h09min

Tecnologia imposta - repercuss�o

Na coluna passada, destacamos a aprovação, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade nos carros fabricados no Brasil, parcialmente a partir de 2020 e universalmente a partir de 2022. Pois a Proteste Associação de Consumidores lamentou e criticou a extensão desses prazos, através de ofício enviado ao Contran. A entidade pleiteava a exigência a partir de 2017. Apenas os automóveis equipados com essa tecnologia obterão classificação máxima em segurança no Latin NCAP, a partir de janeiro de 2016. Hoje, o controle de estabilidade está presente em apenas 5% a 10% dos veículos zero-quilômetro vendidos no Brasil. Segundo o Latin NCAP, não há justificativa para adiar a introdução do sistema com a alegação de que encareceria o automóvel, já que o seu custo seria de somente US$ 50,00.

O risco das selfies

A Ford está realizando uma campanha de alerta sobre o perigo das selfies (fotos com celular) ao volante, que podem distrair o motorista por até 14 segundos e causar acidentes fatais. A empresa realizou uma pesquisa em vários países europeus e constatou que, entre sete mil jovens de 18 a 24 anos, metade admitiu ter tirado fotos no volante, e um em cada quatro afirmou já ter feito selfies.

Pintura mais automatizada

A Nissan do Brasil investiu R$ 3 milhões na ampliação da automatização do processo de pintura de peças plásticas em seu complexo industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. A fabricante importou novos robôs do Japão, que aplicam diretamente a tinta nas peças plásticas produzidas, eliminando interferências externas e reduzindo em até 20% as emissões de compostos orgânicos voláteis.

Quarto destino

A Volkswagen do Brasil acaba de abrir o quarto mercado para exportação do compacto up!. Trata-se do Peru, que se junta a Argentina, Uruguai e México. Desde 2014, o modelo já registrou 21.564 unidades embarcadas para o exterior.

Onix no topo

O Chevrolet Onix se encaminha para desbancar o Fiat Palio do posto de carro mais vendido no Brasil, conquistando essa condição em 2015. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, atualizados até o dia 29 de dezembro, apontam 124.162 unidades emplacadas do Onix, uma vantagem de 3.478 exemplares em relação ao Palio, que atingiu 120.684 unidades. O balanço também mostra o Hyundai HB20 como o terceiro colocado do ranking.

Movido a hidrogênio

A Hyundai promete lançar, nos próximos anos, um novo veículo movido a hidrogênio. Embora os detalhes do projeto ainda estejam sendo mantidos em segredo, fontes da montadora coreana revelaram que o veículo poderá ter autonomia para rodar mais de 800 quilômetros e capacidade de alcançar até 160 km/h de velocidade máxima.

Referência em patentes

A Ford obteve um número recorde de patentes em 2015, com inovações que vão de veículos autônomos e conectados, dispositivos portáteis, navegação e bicicletas elétricas até plataformas de compartilhamento de viagens e outras tecnologias. No total, a empresa registrou cerca de seis mil novas invenções, 36% a mais do que em 2014. A Ford é líder em inovações na área de veículos elétricos, com um crescimento de quase 200% no registro de patentes nos últimos cinco anos. A companhia abriu o licenciamento dessas patentes para outras montadoras, visando a acelerar o desenvolvimento de toda a indústria.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia