O veículo recebeu elementos na cor cinza grafite, como a nova grade dianteira, a moldura dos faróis de neblina, as maçanetas das portas, acabamentos dos retrovisores externos e as rodas de liga-leve. A parte inferior central dos para-choques dianteiro e traseiro é pintada na tonalidade preta.
Nas laterais, os extratores de ar também são pintados em cinza grafite e incorporam a luz indicadora de direção. O rack de teto foi desenvolvido especialmente para o ASX Outdoor e deixa o crossover com um aspecto ainda mais esportivo.
Na traseira, as lanternas em LED têm acabamento com lentes fumê. Do para-choque saem dois ganchos na cor da carroceria, que podem auxiliar nos trajetos off road. Internamente, os bancos ganharam um novo revestimento, que favoreceu o conforto.
O motor 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, com comando variável, rende 160 cv de potência, geridos por um câmbio manual de cinco marchas. A tração é 4x4 e conta com sistema eletrônico de acionamento, além de controles de tração e estabilidade.
Recalibradas, as suspensões dianteira (independente do tipo McPherson) e traseira (multilink) do veículo, junto com os pneus de uso misto, garantem maior controle em terrenos irregulares, sem prejudicar o conforto sobre o asfalto.