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Opinião

- Publicada em 18 de Novembro de 2015 às 17:26

Jornalismo como estratégia

Rafaela Johann
O mercado e a sociedade como um todo exigem uma nova postura das empresas diante de um ambiente de negócios em constante mutação. As pessoas estão mais exigentes, mais atualizadas e bem informadas. Por isso, as organizações devem estar atentas à rapidez com que o mundo se desenvolve, bem como a velocidade dos avanços tecnológicos. Portanto, há uma necessidade de explorar e compreender o potencial comunicativo das inovações tecnológicas, além das características do jornalismo como fator diferencial para as ações das organizações.
O mercado e a sociedade como um todo exigem uma nova postura das empresas diante de um ambiente de negócios em constante mutação. As pessoas estão mais exigentes, mais atualizadas e bem informadas. Por isso, as organizações devem estar atentas à rapidez com que o mundo se desenvolve, bem como a velocidade dos avanços tecnológicos. Portanto, há uma necessidade de explorar e compreender o potencial comunicativo das inovações tecnológicas, além das características do jornalismo como fator diferencial para as ações das organizações.
Muitos jornalistas já ampliaram seu âmbito de atuação e se tornaram executivos de comunicação, sendo fortemente relevantes na construção da reputação de uma marca ou empresa. O assessor de imprensa, por exemplo, deixou de apenas escrever releases e fazer follows, despontando, hoje, como um produtor ou mesmo um intérprete do macroambiente. Aí levantamos uma pauta que apresenta posições díspares na área de comunicação empresarial: o termo Brand Journalism, ou seja, jornalismo de marca. Criado pelo diretor de Marketing do McDonalds em 2004, Larry Light, ele considera o jornalismo como alternativa à prática usual de construção de posicionamento das marcas e seus produtos e serviços na mente dos consumidores.
Tal fato desafia as empresas a saírem do tradicional e partirem para uma comunicação plural, utilizando características do jornalismo, como os tipos de discursos disponíveis e visão ampla de meios e canais adequados para que aconteça uma comunicação verdadeira e direta com seu público de interesse. Compreende-se então que é fundamental que as empresas e as marcas ajam e se comuniquem de forma com que as pessoas sintam-se parte de sua identidade. Assim, o engajamento e o sucesso da organização serão ainda maiores.
Jornalista
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