Em menos de dois meses, empresa vai para terceira operação no Estado nesta sexta-feira

Churros Factory vira febre no Praia de Belas e abre essa semana em Novo Hamburgo


Em menos de dois meses, empresa vai para terceira operação no Estado nesta sexta-feira

Os churros estão virando produtos gourmets com pontos comerciais em shopping centers. É o caso da Churros Factory, no Praia de Belas, em Porto Alegre. O empresário Rafael Wallau, 41 anos, decidiu apostar no segmento, e em menos de dois meses o negócio já expandiu para Canoas. Na sexta-feira, estreia no I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo.
Os churros estão virando produtos gourmets com pontos comerciais em shopping centers. É o caso da Churros Factory, no Praia de Belas, em Porto Alegre. O empresário Rafael Wallau, 41 anos, decidiu apostar no segmento, e em menos de dois meses o negócio já expandiu para Canoas. Na sexta-feira, estreia no I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo.
Wallau tem sangue empreendedor. Dono de cinco clínicas odontológicas e sócio de uma academia, no Vale do Sinos, a ideia de abrir a nova empresa surgiu ao topar com um carrinho durante uma viagem ao Uruguai. Fã confesso do churro - e ciente do gosto dos gaúchos pelo doce e da maneira como é tradicionalmente vendido por ambulantes (em carrocinhas semelhantes as de pipoca) -, o ortodontista visionou um novo conceito. Para ele, ainda que o produto seja conhecido, a inovação e a qualidade podem potencializar o crescimento. "É por isso que procuro oferecer o valor agregado, com opções de sabores, atendimento diferenciado e um ambiente higiênico", diz.
A primeira unidade da Churros Factory começou em 6 de outubro, no formato carrinho. Em contrato anual com o shopping, Wallau conseguiu o que, na opinião dele, é a melhor localização do centro comercial - ao lado da árvore de Natal. "Todo mundo que vem pelos corredores acaba nos vendo", explica.
O investimento no primeiro carrinho foi de aproximadamente R$ 100 mil. No Dia das Crianças, portanto com menos de uma semana de operação, o negócio virou febre. "A fila era enorme para comprar. Cheguei a pensar que não daríamos conta." Com empenho, Wallau, a gerente e seus outros nove funcionários atenderam todas as demandas. "O pessoal elogiou muito", derrete-se.
O carrinho oferece o churro de acordo com a escolha do cliente. O óleo e a massa são especiais. "Fica um churro sequinho, sem gordura", diz. Além do tradicional doce de leite, o leque de recheios possui os sabores nutella, chocolate e leite condensado. As opções também servem como cobertura, que ainda podem levar confeitos como raspas de chocolate, paçoquinha ou amendoim.
Se está cedo demais para sair abrindo lojas por aí? "Eu sou 'meio' agressivo na hora de empreender", afirma. A Churros Factory também vai estacionar no litoral gaúcho no verão.

Você sabia?

Quem desenhou o carrinho da Churros Factory foi a empresa Arquitetando Ideias, das arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes. A história de empreendedorismo delas estará na próxima edição do GeraçãoE.