A inspiração das estampas da Brutal, de Porto Alegre, vem de músicas que "grudam" e frases que estão na boca na galera

Camisetas criadas para falarem por si mesmas

A inspiração das estampas da Brutal, de Porto Alegre, vem de músicas que "grudam" e frases que estão na boca na galera

Estampas que já chegam dando o recado. É essa a ideia que a Brutal Camisetas passa aos consumidores. Tudo começou quando o publicitário Eduardo Guimarães da Silveira, Egs, como é conhecido, começou a fazer camisetas com bordões do seu grupo de amigos. Aliás, o nome da empresa saiu daí. Brutal é uma expressão que usavam para dizer que algo é muito legal.
Estampas que já chegam dando o recado. É essa a ideia que a Brutal Camisetas passa aos consumidores. Tudo começou quando o publicitário Eduardo Guimarães da Silveira, Egs, como é conhecido, começou a fazer camisetas com bordões do seu grupo de amigos. Aliás, o nome da empresa saiu daí. Brutal é uma expressão que usavam para dizer que algo é muito legal.
As primeiras camisetas foram feitas para o próprio Egs. Quando gostava de uma estampa ou frase, mandava fazer em gráficas ou pintava em casa.
Em 2011, após sugestão de um amigo, percebeu que poderia levar suas criações informalmente para a sua rede de conhecidos.
Um ano depois, o negócio foi formalizado. Egs criou uma página no Facebook com o nome de Brutal Camisetas e mais pedidos começaram a chegar.
Em abril de 2014, já estava difícil de conciliar o emprego na agência de publicidade onde trabalhava com a atividade extra, que acabava recebendo sua atenção apenas no fim de semana. Decidiu, então, se dedicar exclusivamente ao negócio.
O passo seguinte foi criar um site de e-commerce para facilitar as transações. Com a loja virtual, a empresa conseguiu ampliar as vendas, inclusive, para outros estados.
Mas nem só de internet a Brutal vive. Eventos de rua que têm acontecido em Porto Alegre estão entre suas plataformas de vendas.
"Para quem produz e tem o tamanho pequeno, as feiras e os bazares são muito legais. Levo as camisetas e as pessoas olham fisicamente. Posso expor ou pintar na hora", conta Egs. Aos que não têm loja física, financeiramente é uma opção interessante.
"É importante para a divulgação e expansão. É mais um ponto de contato", acrescenta.
Além das coleções serigrafadas com temas específicos, Egs atende a pedidos personalizados de forma artesanal. Como projeto paralelo, tem a Letal Camisetas, que são pintadas à mão. Muitas vezes, "ao vivo" para o cliente, quando leva sua marca a eventos de rua ou privados, como o Meca Festival.
O desafio de uma empresa que começou como vontade pessoal é conciliar o gosto do proprietário com o do público. "As estampas continuam tendo a minha cara, mas já foram muito mais. Antes eu estampava as coisas que eu dizia com os amigos, uma piada interna", relata.
"Depois, fui criando algumas com influências de músicas que achava legais, divertidas. Há muito dessas influências que acho interessantes, ou que têm a ver comigo." Mesmo usando assuntos que outras pessoas costumam falar, Egs coloca o seu toque.
"Uso inspirações que tenham a cara das minhas camisetas, mas com coisas que as pessoas falam nas redes", detalha. A inspiração das estampas vem basicamente de letras que "grudam", como as do É o Tchan, Raça Negra e Mamonas Assassinas - além de frases que estão na boca do povo.
A Brutal atua com as coleções Verdades Universais, Anos 90, MPB e Trilhas de Novelas.

Arte maluca

A Crazy Arts Sonic N.M, de Marcus Vinícius, mais conhecido como Sonic, 30 anos, também oferece camisetas personalizadas. Sonic pinta os modelos à mão e tem o cuidado de respeitar os Direitos Autorais das imagens. Com produção em Porto Alegre, ele recebe pedidos, inclusive, de outros estados do Brasil. O cliente envia a arte ou descreve como a deseja. O preço parte de R$ 40,00, já incluída a camiseta. "Aumenta conforme o desenho, é mais ou menos como uma tatuagem", explica. Em cada unidade, vai um número de produção. Vendendo cerca de 20 camisetas por mês, Sonic está quase chegando ao número mil. Há cinco anos, está totalmente focado neste trabalho. Ele também faz miniaturas e máscaras.
 

Estampas de futebol

A Ultras Casual Wear, de Porto Alegre, começou sua operação de vendas neste mês. Com um investimento de R$ 3 mil para abrir o negócio, Varcelo Schaedler aposta em camisetas com serigrafias baseadas na temática de futebol. "Nossa meta é vender 2 mil camisetas por ano", conta. Por enquanto, os pedidos são feitos pelo Facebook e Instagram. Publicitário, Schaedler também trabalha numa agência. A ideia é que uma loja on-line seja inaugurada em breve. Mais adiante, a marca quer investir em um ponto de vendas físico. Os modelos custam R$ 59,00.