Cresce apetite pela alimentação fora do lar


Atenção, empreendedores que têm desejo de investir num negócio, mas ainda não sabem em qual setor. Saibam que o food service, o mercado de serviços e produtos para alimentação fora do lar, tem crescido no País. Segundo um estudo da GS&MD, consultoria especializada em varejo, em parceria com o Instituto Foodservice Brasil, o segmento deverá faturar R$ 178 bilhões até o final do ano.
Atenção, empreendedores que têm desejo de investir num negócio, mas ainda não sabem em qual setor. Saibam que o food service, o mercado de serviços e produtos para alimentação fora do lar, tem crescido no País. Segundo um estudo da GS&MD, consultoria especializada em varejo, em parceria com o Instituto Foodservice Brasil, o segmento deverá faturar R$ 178 bilhões até o final do ano.
O volume é 13% superior, em termos nominais, ao registrado em 2014, quando a receita ficou na casa dos R$ 157 bilhões, correspondendo a 1/3 das despesas familiares com alimentação - 33,3%.
A Subway é uma das empresas que tem mirado com força no Brasil. Em 2002, ano em que o food service respondia por 24,1% dos gastos com comida, a rede americana tinha apenas duas lojas: uma em Salvador e outra no Rio de Janeiro. Hoje, são quase dois mil pontos espalhados por todos os estados brasileiros - o crescimento médio é de 30% ao ano. Segundo a companhia, o plano é acelerar ainda mais a expansão. Em 10 anos, a expectativa é chegar a 8 mil restaurantes no Brasil.
Mas nem só das grandes empresas depende o food service. Cada vez mais pequenos e médios empresários têm acreditado no potencial do setor. Um exemplo disso está na página 3 desta edição, onde contamos a experiência do ortodontista Ricardo Wallau. Em paralelo ao negócio odontológico, o empreendedor fundou a Churros Factory - que, em menos de dois meses, já vai para a terceira operação.
>> Confira, abaixo, outros números do setor

Fique ligado!

Mesmo com a previsão bilionária do food service, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes reconhece que a atividade já foi mais forte. Segundo a entidade, estabelecimentos com ticket de R$ 30,00 a R$ 70,00 tiveram queda de 30%. Já nos locais que variam entre R$ 20,00 e R$ 30,00 o movimento está estável. Contudo, nos restaurantes que oferecem opções até R$15,00, o crescimento foi de 10%. #ficaadica