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Consumo

- Publicada em 30 de Novembro de 2015 às 22:17

Supermercados projetam queda nas vendas

Consumidor brasileiro reduziu o número de visitas às lojas neste ano

Consumidor brasileiro reduziu o número de visitas às lojas neste ano


ANTONIO PAZ/JC
A economia em desaceleração já foi sentida nos supermercados. De janeiro a outubro, as vendas caíram 1,02% no comparativo com o mesmo período de 2014. E essa queda no faturamento deve persistir em dezembro e acumular recuo de cerca de 1,5% em 2015. Será o primeiro ano desde 2006 em que as vendas no varejo de alimentos apresentam retração. Naquele ano, a queda foi de 1,59%.
A economia em desaceleração já foi sentida nos supermercados. De janeiro a outubro, as vendas caíram 1,02% no comparativo com o mesmo período de 2014. E essa queda no faturamento deve persistir em dezembro e acumular recuo de cerca de 1,5% em 2015. Será o primeiro ano desde 2006 em que as vendas no varejo de alimentos apresentam retração. Naquele ano, a queda foi de 1,59%.
"Até setembro, estimávamos estabilidade nas vendas neste ano no comparativo com 2014. Mas percebemos a diminuição do ritmo de crescimento do setor. E, agora, mesmo com as vendas de novembro e dezembro, com as festas de final de ano, o faturamento deverá ser negativo e atingir os níveis perto dos apurados em outubro, cerca de 1,5%", afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo.
Segundo dados da Abras, em outubro, a queda foi de 1,56% na comparação com o mesmo mês de 2014 em valores reais, ou seja, deflacionadas pelo IPCA/IBGE. Já as vendas em valores nominais apresentaram alta de 9,78% em outubro, em relação ao mês anterior e, quando comparadas aoutubro do ano passado, alta de 8,21%. No acumulado, as vendas nominais cresceram 7,58%.
"O consumidor está mudando seus hábitos desde que a inflação começou a ser sentida mais fortemente na renda familiar. Isso é refletido a queda no volume de vendas de produtos considerados premiums ou supérfluos. As idas aos supermercados também diminuíram. O nosso setor, que é o de alimentos, assim como o de farmácias, são os que mais demoram a sentir a recessão da economia, porque as pessoas não deixam de comer e se medicar", afirmou Sanzovo.
Em outubro, a cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, registrou alta de 0,60%, passando de R$ 415,25, em setembro para R$ 417,74 em outubro. A região Nordeste registrou a maior alta de preços no mês passado 2,46%, chegando a R$ 359,50. A região Norte foi a única que apresentou queda: -3,68%, atingindo o valor de R$ 454,59.

Carrinho Agas premia empresas e lideranças

Companhias e personalidades do Estado e do País foram agraciados, ontem, pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) com o tradicional Carrinho Agas. Cerca de 900 pessoas participaram da cerimônia de entrega da 32ª edição do prêmio, realizada na Casa NTX, em Porto Alegre, que destacou 36 marcas, produtos e personagens que mais se destacaram ao longo do ano na opinião dos principais supermercadistas gaúchos.
Os vencedores deste ano foram escolhidos a partir de processo seletivo conduzido pela Nielsen, que destacou as sete empresas líderes de mercado em cada categoria e ouviu os 251 maiores supermercados do Estado para decidir as campeãs. Os supermercadistas levaram em conta critérios como a qualidade do produto ou serviço, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos.