Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Novembro de 2015 às 17:39

Medidas de segurança podem impactar produtividade

Regras impostas dificultam o acesso dos colaboradores aos dados

Regras impostas dificultam o acesso dos colaboradores aos dados


CLAUDIO FACHEL/ARQUIVO/JC
Um levantamento global encomendado pela Dell apontou que 91% dos profissionais das áreas de negócios das empresas consideram que a produtividade tem sido impactada de forma negativa por medidas de segurança adotadas pelas organizações.
Um levantamento global encomendado pela Dell apontou que 91% dos profissionais das áreas de negócios das empresas consideram que a produtividade tem sido impactada de forma negativa por medidas de segurança adotadas pelas organizações.
“O crescimento dos ataques e dos casos de vazamento de informações criaram um cenário no qual as empresas acabaram estabelecendo políticas de segurança tão restritivas que não permitem que os colaboradores tenham acesso a informações essenciais”, afirma o gerente de marketing da Dell Security para América Latina, Vladimir Alem.
O outro lado disso é que quase 70% dos profissionais de TI dizem que os funcionários buscam alternativas para evitar medidas de segurança impostas, o que acaba se tornando um dos maiores risco para as organizações. Para especialistas, boa parte do problema com as políticas atuais de gestão de acesso ocorre pelo fato de que a abordagem se baseia em riscos pontuais e em ambientes que hoje são divididos em silos. Assim, as organizações criam diferentes senhas de acesso para tudo e isso, somado a regras específicas para trabalhadores remotos e proteção contra ameaças externas, resulta em políticas ruins, que afetam a produtividade e expõem a empresa.
Uma das alternativas apontadas é a adoção de políticas de gestão de acesso baseadas no contexto em que as organizações se inserem, ao invés de procedimentos genéricos, com base em estatísticas de acesso. Esse conceito prevê uma abordagem na qual cada requisição de acesso deve ser analisada dentro da situação na qual ela se insere e os requisitos precisam ser adaptados a isso.
O objetivo é entregar o nível de segurança que as unidades de negócio necessitam em tempo real, com base em um cenário de ameaças em constante mudança. De acordo com o levantamento, a abordagem de políticas de segurança baseadas em contexto reduz o problema de má administração de acesso, ao analisar em tempo real a permissão com base na situação em que o acesso é solicitado. Porém, embora quase 100% dos profissionais de TI entrevistados reconheçam os benefícios de uma abordagem de segurança baseada no contexto, apenas 28% afirmaram que suas organizações adotam totalmente esse tipo de política. Mais de 60% indicaram que a falta de conhecimento sobre essa tendência representa a maior barreira para a adoção desses modelos nas empresas.
“O que esse estudo mostra é que, cada vez mais, as organizações vão ter de buscar um equilíbrio, ao criar políticas que permitam ao usuário ter os dados necessários para seu trabalho, sem afetar a produtividade dos negócios e a segurança da informação”, sugere Alem.
Mais de 90% dos entrevistados das áreas de negócio usam várias senhas diariamente e 92% consideram que são impactados de forma negativa quando há a exigência de uma segurança adicional para o trabalho remoto. Ao analisar as alterações feitas em políticas de segurança corporativa nos últimos 18 meses, mais da metade dos profissionais dizem que isso impactou negativamente o trabalho do dia a dia.
A pesquisa, encomendada pela Dell, foi realizada pela Dimensional Research, e coletou dados concretos sobre como as medidas atuais de segurança das organizações afetam a produtividade dos funcionários e o uso de segurança de acordo com o contexto. A análise foi feita com mais de 300 usuários corporativos e mais de 450 profissionais de tecnologia de TI nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO