Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Novembro de 2015 às 16:54

Bolsas europeias fecham em queda com preocupações sobre a economia da China

Agência Estado
As bolsas europeias fecharam em queda nesta sexta-feira (27) com preocupações com a economia da China. Dessa vez, a notícia de que algumas corretoras estão sendo investigadas por suposta violação de regras derrubou os ativos na Ásia e influenciou o mercado acionário na Europa, principalmente por causa das perdas das empresas de commodities.
As bolsas europeias fecharam em queda nesta sexta-feira (27) com preocupações com a economia da China. Dessa vez, a notícia de que algumas corretoras estão sendo investigadas por suposta violação de regras derrubou os ativos na Ásia e influenciou o mercado acionário na Europa, principalmente por causa das perdas das empresas de commodities.
O índice pan-europeu Stoxx 600 teve uma leve queda de 0,18%, para 384,37 pontos. Na semana, houve avanço de 0,49%.
Investidores europeus estão temendo uma eventual bolha financeira e um tropeço mais forte da atividade econômica da segunda maior economia do mundo. Nesta sexta-feira, a Citic Securities, a maior corretora de ações do país, e a Guosen Securities, a terceira maior em ativos, informaram que são investigadas pelo regulador de valores mobiliários. A investigação acontece por supostamente terem violado regras de mercado.
A notícia fez renascer o temor sobre a real situação do sistema financeiro da China. Alguns analistas temem que o país poderia sofrer com uma bolha financeira, seja no mercado de ações - que já sofreu grande correção nos últimos trimestres - ou no crédito. Nesta sexta, ações do setor financeiro foram duramente castigadas. Os papéis da Citic Corretora chegaram a bater o limite máximo de desvalorização, de 10%.
Separadamente, dados apresentados hoje mostram que o lucro das indústrias chinesas caiu 4,6% em outubro na comparação com igual mês do ano passado. O resultado foi o segundo pior do ano e ficou atrás apenas de agosto, quando os lucros caíram 8,8%, e reforça o temor de pouso brusco da economia do país.
Na Europa, esse temor atinge as ações de setores que mais exportam para a economia asiática, como as mineradoras. A bolsa de Londres fechou em queda de 0,28%, para 6.375,15 pontos, sentindo o impacto do declínio do mercado acionário chinês. A Glencore caiu 4,17%, a BHP Billiton perdeu 3,07% e a Anglo American sofreu um tombo de 8,18%.
Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 caiu 0,32%, para 4.930,14 pontos, pressionado por perdas da ArcelorMittal (-3,23%) e da Electricite de France (-2,74%).
O índice DAX da bolsa de Frankfurt fechou em queda de 0,24%, aos 11.293,76 pontos. Às vésperas do encontro de líderes mundiais para discutir o clima em Paris, as ações das companhias que prestam serviços de concessionárias recuaram diante da perspectiva de novas restrições sobre as emissões de carbono. A RWE viu seus papéis recuarem 2,53%, e a E.On perdeu 2,19%. No terreno positivo, as ações da Infineon Technologies subiram 4,37%, após analistas aumentarem os preços-alvo na esteira da divulgação dos resultados da companhia, na quarta-feira.
Na contramão da tendência de queda do mercado acionário europeu, a bolsa de Lisboa fechou em alta de 0,24%, para 5.360,51 pontos; na Espanha, a bolsa de Madri recuou 0,21%, para 10.310,70 pontos. A bolsa de Milão caiu 0,07%, para 22.575,12 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO