Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 25 de Novembro de 2015 às 08:19

Bolsas da Ásia e do Pacífico caem com tensões geopolíticas, mas chinesas avançam

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira (25), diante do aumento de tensões geopolíticas após militares turcos abaterem um avião de combate russo.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira (25), diante do aumento de tensões geopolíticas após militares turcos abaterem um avião de combate russo.
O forte avanço visto ontem nos preços do petróleo, por outro lado, impulsionou ações de energia da região. Além disso, na China, os mercados encerraram o pregão em tom positivo, ajudados por papéis de tecnologia.
Ontem, a Turquia derrubou um caça russo em área próxima à fronteira da Síria, num incidente que ameaça minar esforços para a criação de uma coalizão internacional de combate ao Estado Islâmico. O grupo extremista domina amplas porções dos territórios sírio e iraquiano e assumiu responsabilidade pelos recentes ataques terroristas em Paris. O Oriente Médio é a maior região produtora de petróleo, embora a produção síria seja limitada.
Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,4% hoje, a 22.498,00 pontos, mas os papéis de energia avançaram 0,8%. No mercado sul-coreano, o índice Kospi caiu 0,34% em Seul, a 2.009,42 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana terminou a sessão em baixa de 0,6%, com o índice S&P/ASX 200 a 5.193,70 pontos, mas o setor de energia teve alta de 0,9%.
Em reação ao incidente entre Turquia e Rússia, as cotações do petróleo subiram ontem mais de 2,5% em Londres e Nova York.
Entre as bolsas chinesas, o dia foi de valorização, com forte avanço das ações de tecnologia, em meio à expectativa de que Pequim anuncie novas diretrizes para empresas de robótica até o fim do ano e, possivelmente, conceda apoio financeiro para o setor.
O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,9%, a 3.647,93 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1,9%, a 2.343,62 pontos. O índice da Citic Securities que acompanha empresas de tecnologia em Xangai e Shenzhen saltou 3,7%. Em Taiwan, o Taiex teve alta moderada, de 0,2%, a 8.386,13 pontos.
A região asiática também mantém o foco no Banco Central Europeu (BCE), que vem dando sinais de que adotará novas medidas de estímulos para combater a inflação baixa na zona do euro, e no Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que, segundo analistas, deverá elevar juros pela primeira vez em quase uma década no próximo mês.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO