Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 24 de Novembro de 2015 às 17:06

Bolsas europeias fecham em queda com temores com economia e tensões geopolíticas

Agência Estado
As bolsas europeias fecharam em queda nesta terça-feira (24) com as incertezas com a economia voltando a estabelecer a aversão ao risco no mercado financeiro europeu. Preocupações com dados da economia alemã e a notícia de que um caça russo foi derrubado pelas forças turcas nas proximidades da fronteira da Turquia com a Síria reforçaram o tom cauteloso.
As bolsas europeias fecharam em queda nesta terça-feira (24) com as incertezas com a economia voltando a estabelecer a aversão ao risco no mercado financeiro europeu. Preocupações com dados da economia alemã e a notícia de que um caça russo foi derrubado pelas forças turcas nas proximidades da fronteira da Turquia com a Síria reforçaram o tom cauteloso.
O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,24%, para 375,64 pontos.
No começo da sessão, o mercado reagiu à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, que cresceu 0,3% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior, em linha com as expectativas dos analistas. Na comparação anual, o avanço foi de 1,7%, também em linha com as previsões. O detalhamento dos dados, porém, preocupou os investidores. O investimento caiu 0,8% no país na comparação com o segundo trimestre, os gastos com construção recuaram 0,3% e as exportações subiram "apenas 0,2%", como cita o documento da agência de estatísticas alemã. Consideradas um termômetro da economia global, as exportações alemãs tiveram o ritmo mais fraco desde 2012.
Além disso, a notícia de que um avião russo foi derrubado pelas forças turcas na região fronteiriça entre a Turquia e a Síria aumentou as tensões. Segundo o governo turco, a aeronave teria violado o espaço aéreo do país e recebeu seguidos alertas. Os avisos, porém, teriam sido ignorados e um caça turco F-16 derrubou uma aeronave russa Sukhoi Su-24. A Rússia nega violação do espaço aéreo.
Ainda no campo geopolítico, o alerta global para viagens emitido pelo governo dos Estados Unidos diante do risco elevado de terrorismo prejudica ações do setor de turismo.
Na Alemanha, o índice DAX da bolsa de Frankfurt caiu 1,43%, para 10.933,99 pontos. Entre as maiores perdas está a Infineon Technologies, que viu seus papeis recuarem 4,10%, e a Lufthansa, que caiu 2,54% com as preocupações dos investidores sobre os alertas de viagens em decorrência da ameaça de terrorismo. No terreno dos ganhos está a Volkswagen, que avançou 5,44% após o CEO, Matthias Müller, afirmar que o conserto da aparelhagem dos veículos a diesel é gerenciável.
A bolsa de Londres caiu 0,45%, para 6.277,23 pontos, pressionada pelas perdas do International Consolidated Airlines Group, que caiu 3,26%; da EasyJet, que recuou 3,16%; e da companhia de turismo TUI, que perdeu 1,65%. No terreno dos ganhos estão as companhias de commodities, que se beneficiaram do aumento dos preços do cobre, e do petróleo. A petroleira BP ganhou 1,35%, e a mineradora Glencore subiu 3,94%. Também ganharam as empresas de defesa. BAE Systems subiu 0,70% r e Rolls-Royce Holdings ganhou 3,34%.
O índice CAC 40 da bolsa de Paris fechou em queda de 1,41%, aos 4.820,28 pontos. A Accor Hotels despencou 4,86% e a Total teve ganho de 0,70%.
Na Itália, a bolsa de Milão fechou em queda de 1,55%, aos 21.948,14 pontos; a bolsa de Madri recuou 0,68%, para 10.207,20 pontos, e a bolsa de Lisboa caiu 0,59%, para 5.266,66 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO