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Economia

- Publicada em 23 de Novembro de 2015 às 22:14

Praticidade é premiada no Carrinho Agas 2015

Guilherme Daroit
Chegando em 2015 a sua 32ª edição, o tradicional Carrinho Agas tem como destaque neste ano as indústrias que apostaram na praticidade. Entre os vencedores das 36 categorias, que premiam anualmente os melhores fornecedores dos supermercados gaúchos, estão produtos vendidos pré-prontos ao consumidor final, como cortes reduzidos de carne e pães congelados. "Mesmo com um custo mais alto, a praticidade faz parte há muitos anos da vida dos gaúchos, cada vez com menos tempo", comentou o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, durante anúncio dos vencedores.
Chegando em 2015 a sua 32ª edição, o tradicional Carrinho Agas tem como destaque neste ano as indústrias que apostaram na praticidade. Entre os vencedores das 36 categorias, que premiam anualmente os melhores fornecedores dos supermercados gaúchos, estão produtos vendidos pré-prontos ao consumidor final, como cortes reduzidos de carne e pães congelados. "Mesmo com um custo mais alto, a praticidade faz parte há muitos anos da vida dos gaúchos, cada vez com menos tempo", comentou o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, durante anúncio dos vencedores.
Como exemplo, ao anunciar a Melitta como a melhor fornecedora de cafés, Longo lembrou que o Estado é responsável, sozinho, por 40% de toda venda nacional de café solúvel. A premiação na categoria carnes pela marca Best Beef, do Frigorífico Silva, de Santa Maria, também foi justificada pela aposta em embalagens com cortes menores, como bifes. "O setor prestigia quem dá essa possibilidade, porque a tendência é diminuir o manuseio nos supermercados", comentou o dirigente.
A linha se repetiu, também, na premiação ao pão de alho congelado da paulista SantaMassa como lançamento de produto perecível do ano, que, substituindo alguns cortes, teria permitido aos consumidores manter os churrascos mesmo com a alta do preço da carne. "O cliente é esperto, muda algo para manter seu hábito", agregou Longo sobre a situação. A substituição também se estende a produtos concorrentes, segundo estudos da associação que apontam que, até o fim do ano, 40% dos consumidores gaúchos trocarão de marca em alguma categoria.
Além disso, por mais um ano, se repetiu também o sucesso das empresas gaúchas, responsáveis por 58% dos troféus. Um dos destaques é a Fröhlich, de Ivoti, na categoria distribuidor do ano, que possui um portfólio com mais de 800 itens. "Nossas empresas se destacam por serem competentes, não por simples bairrismo, algumas competindo até com grandes multinacionais em seus setores", defende Longo. Entre elas, destacam-se também as cooperativas, como as vinícolas Aurora (vinhos), Garibaldi (espumantes), Piá (iogurtes) e Santa Clara (queijos).
Os vencedores foram escolhidos por meio de indicadores do Índice Nielsen do Varejo e de votação de diretores de 251 supermercados gaúchos. Em 2015, cinco novas categorias foram criadas: higiene oral (Colgate), espumantes (Coop. Garibaldi), fraldas e descartáveis (Procter & Gamble), logística (Ritter Log) e pães congelados (Superpan), valorizando setores que ganharam em importância para as vendas dos supermercados. Todos receberão seus troféus em cerimônia na noite do próximo dia 30, na Casa NTX, em Porto Alegre.
Longo ainda aproveitou o momento para confirmar as expectativas dos lojistas para o Natal. Segundo a Agas, a data, principal evento para as vendas, deverá movimentar R$ 400 milhões no Estado, um crescimento de 1,2% em relação a 2014. O setor deverá fechar o ano com faturamento bruto total de R$ 25,5 bilhões.
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