Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 23 de Novembro de 2015 às 09:15

Petróleo opera em baixa, diante de avanço do dólar e preocupações com oferta

Agência Estado
Os futuros de petróleo operam em forte baixa na manhã desta segunda-feira (23), pressionados pela valorização do dólar e pela avaliação de que o excesso de oferta continuará.
Os futuros de petróleo operam em forte baixa na manhã desta segunda-feira (23), pressionados pela valorização do dólar e pela avaliação de que o excesso de oferta continuará.
Outras commodities cotadas em dólar, como o cobre e ouro, seguiam a mesma direção do petróleo. A moeda dos EUA tem mostrado tendência de fortalecimento, em meio à expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) começará a elevar juros a partir de dezembro.
"Os preços do petróleo e a força do dólar têm uma relação inversa e, se o dólar se fortalecer mais, as cotações do petróleo deverão ser atingidas", avaliou Daniel Ang, analista da Phillip Futures.
Além disso, os investidores estão preocupados que grandes produtores, em especial os da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), continuem impulsionando a produção, apesar dos preços baixos da commodity, numa tentativa de defender sua participação de mercado.
A Opep, que é formada por 12 países, vai se reunir em 4 de dezembro, em Viena, para decidir sobre seu teto de produção, mas não há expectativa de que o cartel mude sua estratégia atual.
Nos EUA, enquanto isso, a produção vem dando sinais de redução, mas os estoques de petróleo permanecem em torno dos níveis mais altos em pelo menos oitenta anos.
Também pressiona o petróleo a perspectiva de que o Irã aumente suas exportações da commodity nos próximos meses, como resultado do histórico acordo fechado com seis potências globais para limitar o programa nuclear de Teerã. Analistas estimam que o Irã poderá impulsionar sua produção em cerca de 500 mil barris por dia.
Às 8h37min (de Brasília), o Brent para janeiro caía 1,79%, a US$ 43,86 por barril, na plataforma eletrônica ICE, enquanto na Nymex, o petróleo para o mesmo mês recuava 2,89%, a US$ 40,69 por barril.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO