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Varejo

- Publicada em 29 de Novembro de 2015 às 21:29

Comércio aposta em promoções e produtos mais baratos para o Natal

Ações diferenciadas com benefícios acabam seduzindo os consumidores nesta épooca

Ações diferenciadas com benefícios acabam seduzindo os consumidores nesta épooca


marco quintana/jc
Após o Black Friday, comerciantes da Capital estão apostando todas suas fichas no Natal, buscando recuperar parte do crescimento perdido com a crise em 2015. A estratégia da maioria tem sido aplicar promoções mais “agressivas”, com descontos que vão até 50% ou 70% em produtos dos mais diversos segmentos. Sorteios de viagens e brindes também entram no pacote de atrativos, que ainda conta com uma maior exposição de produtos de menor valor agregado nas vitrines. Tudo para atrair os consumidores, que estão agindo com mais parcimônia na hora de comprar, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Gustavo Schifino. “Isso é um termômetro de como os lojistas estão enfrentando as dificuldades geradas pela situação econômica no País e no Estado, e também pelo clima chuvoso dos últimos dois meses, que já afetou negativamente as vendas de produtos sazonais de verão.”
Após o Black Friday, comerciantes da Capital estão apostando todas suas fichas no Natal, buscando recuperar parte do crescimento perdido com a crise em 2015. A estratégia da maioria tem sido aplicar promoções mais “agressivas”, com descontos que vão até 50% ou 70% em produtos dos mais diversos segmentos. Sorteios de viagens e brindes também entram no pacote de atrativos, que ainda conta com uma maior exposição de produtos de menor valor agregado nas vitrines. Tudo para atrair os consumidores, que estão agindo com mais parcimônia na hora de comprar, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Gustavo Schifino. “Isso é um termômetro de como os lojistas estão enfrentando as dificuldades geradas pela situação econômica no País e no Estado, e também pelo clima chuvoso dos últimos dois meses, que já afetou negativamente as vendas de produtos sazonais de verão.”
De acordo com Schifino, a “grande quantidade” de promoções implementadas já no mês de novembro por “quase metade” das lojas em “todos os shoppings” da cidade, configuram um “Natal de oportunidades” para os consumidores. “Esta é uma época onde geralmente os lojistas trabalham com preços normais. No entanto, boa parte do varejo está abrindo mão do lucro para tentar recuperar um pouco o crescimento, e para evitar que as vendas caiam mais.”
Segundo o dirigente da CDL-POA, tudo indica que os produtos mais baratos serão o carro-chefe do período. No entanto, quem for às compras mais cedo, poderá encontrar também lançamentos e itens de “desejo” por preços e condições de pagamentos mais acessíveis. A regra é geral: desde grandes redes até pequenos negócios, todos estão facilitando o consumo. “Nos preparamos com produtos mais adequados ao momento atual, com ofertas e atrativos que coloquem o calçado e os artigos esportivos como uma boa opção de presente”, afirma a gerente de Marketing Institucional da Paquetá, Paulina Bacher Paiva. A expectativa, segundo a gestora, é de que a rede alcance a mesma receita em vendas registrada neste período do ano passado. O foco da ação está não somente na fidelização, mas também na atração de novos clientes: “Acreditamos que, considerando o cenário econômico do País, os consumidores que compravam presentes de valor mais alto em outros segmentos possam encontrar nas lojas da Paquetá uma grande variedade de produtos e preços para este período”, justifica Paulina.
Desde a primeira semana de novembro, todas as unidades da varejista de calçados e artigos esportivos estão com as vitrines decoradas com base na campanha de Natal da empresa para este ano. Até o final do mês, uma promoção garante que, a cada compra, os clientes ganhem bônus de desconto nas compras para ser utilizado em dezembro, anuncia Paulina. É uma forma de incentivar a volta dos consumidores para as compras de Natal. “Além disso, teremos campanhas de marketing e outras promoções como combos de produtos, e preços atrativos nas lojas”, completa a gestora.
Com ticket médio girando em torno de R$ 90,00 a R$ 100,00 em dias comuns, as redes de lojas de roupas infantis Caverna do Dino e Barriga Verde apostam em colocar produtos mais baratos nas vitrines para este Natal. “Como vendemos muitos enxovais (combinando, por exemplo, um conjunto de pijama, calcinha e meia), a ideia é que as pessoas comprem um maior número de itens de menor valor, mas que mantenham as compras neste mesmo ticket médio”, explica a diretora da Estrela Franquias, Fabiana Estrela, que administra ambas as redes de lojas. “Temos sentido ao longo dos anos que o preço do item médio do Natal tem sido cada vez menor, então montamos esta estratégia para que o cliente consiga dar um maior número de presentes”, reforça. 

Criatividade para atrair a clientela

Simone resolveu se antecipar para fisgar os clientes no fim do ano

Simone resolveu se antecipar para fisgar os clientes no fim do ano


marcelo g. ribeiro/jc
O presidente da CDL-POA, Gustavo Schifino, destaca que presentes como maquiagem, vestidos, camisetas e bonés, por exemplo deverão ser a alternativa mais procurada por aqueles consumidores que deixaram de viajar ou comprar um carro ou apartamento em 2015. “Esperamos um incremento nas vendas em torno de 20%”, confirma a fundadora da empresa Sóbrancelhas, Luzia Costa. A primeira loja da rede paulista de serviços e maquiagem para sobrancelhas na Capital inaugura em dezembro no Shopping Iguatemi, já com boas perspectivas para o Natal, em comparação aos meses seguintes.
Para isso, a marca preparou kits da linha de produtos, com preços mais atraentes. “É uma estratégia para não perder venda”, admite Luzia. Mas além do preço, vale também fisgar clientes usando a criatividade, em todos os ramos do comércio e dos serviços. A proprietária do Mini mercado Flor de Lis, Simone Bueno, colocou uma faixa em frente ao estabelecimento (localizado no Centro de Porto Alegre): “Traz que eu asso sua ave natalina e também a carne da ceia de Ano-Novo”, diz o anúncio em frente ao mercadinho.
“Todo ano a gente faz isso”, afirma Simone. Ela abriu o negócio em agosto de 2013, e já naquele ano resolveu impulsionar o fluxo de clientes com esta facilidade para as vésperas das festas de fim de ano. “Assamos em torno de seis a oito perus para o Natal e cerca de 12 espetos de carne de porco e costela para o Réveillon. “Cada vez mais, os comerciantes estão buscando uma forma criativa de incrementar as vendas”, observa Schifino. “E tem que inovar, principalmente este ano: quem conseguir mostrar algo diferente, terá mais chance de ser percebido”, completa.
Vale tudo, até presentear os consumidores com passagem para os Estados Unidos: quem comprar a partir de R$ 300,00 nas lojas Trópico concorre a um intercâmbio com curso de inglês na Califórnia. “Criamos uma promoção que terá início a partir do dia 10. Na compra de qualquer serviço ou produto acima de R$ 50,00, o cliente concorre a uma viagem no valor de R$ 6 mil”, informa também a fundadora da empresa Sóbrancelhas, Luzia Costa, afirmando que o objetivo é mesmo “dar a volta na crise”.
No Praia de Belas Shopping, desde 26 de outubro estão sendo distribuídos vouchers com a sugestão: “Antecipe suas Compras de Natal”. O passaporte foi entregue até ontem, e isenta o pagamento do estacionamento por quatro horas até o dia 10 de dezembro (de segunda a quinta-feira). Segundo a gerente de Marketing do empreendimento, Janine Oliveira, a proposta é estimular os clientes a voltarem ao shopping para as compras de Natal. Na decoração temática de final de ano, o Praia de Belas implementou uma novidade para incrementar o fluxo de famílias visitando o empreendimento este ano. Desde 24 de de novembro, crianças e adultos podem falar com o Papai Noel, através de uma cabine telefônica no estilo londrino.
A gerente de Marketing do Iguatemi Porto Alegre, Marcia Ferla, destaca que o empreendimento deve crescer 6% com as vendas de Natal, frente o final de ano de 2014. “Estamos com uma promoção adequada ao perfil do público: a cada R$ 500,00 em compras é entregue um cupom para concorrer a uma viagem de oito dias e sete noites, com direito à programação especial e passeio exclusivo de balão em destinos como Turquia, Estados Unidos e França.” O shopping também apostou alto na decoração de Natal, a exemplo dos outros anos. Shows, brinquedos, árvore, tudo está pronto para receber os consumidores.

Lançamentos também terão preços mais baixos

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, elaborada pelo IBGE, o varejo apresentou, no último mês de setembro, a oitava retração seguida nas vendas (recuo de 0,5%). Nesse cenário, as perspectivas para as vendas no Natal também poderiam ser pouco promissoras, mas os lojistas estão otimistas. O diretor comercial da Imaginarium, Donato Ramos, afirma que a loja deve crescer 16% nas vendas de final de ano em relação ao mesmo período de 2014.
"Estamos bastante otimistas com o Natal, e as nossas lojas estarão abastecidas para atender a esse crescimento e com muitas novidades e lançamentos", garante Ramos. Ele acredita que os lançamentos devem impulsionar as vendas no período. "A nossa estratégia tem duas frentes principais: a oferta de novidades e muita inovação, além de produtos que atendam o cliente que quer presentear e está com o bolso mais apertado."