Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Novembro de 2015 às 08:05

Bolsa de Tóquio fecha em baixa, após ataques em Paris e PIB japonês

Agência Estado
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (16), com os investidores demonstrando cautela após a série de ataques em Paris e o fraco resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.
A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (16), com os investidores demonstrando cautela após a série de ataques em Paris e o fraco resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, caiu 1,04%, a 19.393,69 pontos, após acumular valorização de 1,7% na semana passada.
Incertezas geopolíticas pesaram nos mercados acionários do Japão e de outras partes da Ásia, na esteira dos atentados ocorridos na última sexta-feira em Paris, que deixaram mais de uma centena de mortos.
"Não consigo encontrar nenhuma outra palavra apropriada além de 'incerto' para o possível impacto econômico (dos ataques)", comentou o estrategista de ações do UBS Securities Japan, Tomohiro Okawa. Segundo Okawa, porém, a piora do sentimento provavelmente será "transitória".
O apetite por risco em Tóquio também foi prejudicado por números preliminares do PIB japonês, que encolheu em ritmo anualizado de 0,8% no trimestre encerrado em setembro, após sofrer queda revisada de 0,7% entre abril e junho. Com dois trimestres seguidos de contração econômica, a economia do Japão entrou em recessão pela segunda vez em dois anos.
Com a perspectiva de que os eventos em Paris afetem o turismo, as empresas aéreas foram destaque de baixa hoje em Tóquio. Os papéis da ANA Holdings recuaram 3,5% e as da Japan Airlines caíram 3%.
Por outro lado, a JX Holdings subiu 4,2%, em meio à notícia de que a petrolífera japonesa negocia uma possível fusão com o concorrente TonenGeneral Sekiyu K.K..
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO