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Economia

- Publicada em 13 de Novembro de 2015 às 19:56

Snapchat passa a cobrar por filtros para selfies

App terá 30 opções de filtros para compra

App terá 30 opções de filtros para compra


LIONEL BONAVENTURE/AFP/JC
Dois meses depois de lançar as chamadas lentes -ferramenta que permite que as pessoas adicionem animações na hora de tirar uma selfie-, o Snapchat passou a cobrar por algumas delas. Além de ter à disposição sete filtros gratuitos por dia, agora os usuários poderão comprar mais 30 opções, entre lentes novas e velhas, que também mudam diariamente.
Dois meses depois de lançar as chamadas lentes -ferramenta que permite que as pessoas adicionem animações na hora de tirar uma selfie-, o Snapchat passou a cobrar por algumas delas. Além de ter à disposição sete filtros gratuitos por dia, agora os usuários poderão comprar mais 30 opções, entre lentes novas e velhas, que também mudam diariamente.
Cada animação da chamada "Lens Store" custa R$ 3,49. Assim como as lentes gratuitas, elas aparecem no rodapé da tela, apenas para quem tem a última versão do aplicativo. Para acionar os filtros, é preciso clicar no "modo selfie" e pressionar a área do rosto.
De acordo com a empresa, a atualização já foi implementada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Arábia Saudita, Reino Unido e outros países da Europa. Alguns usuários, no entanto, não gostaram da novidade e postaram reclamações no Twitter (e a empresa "retuitou" as mensagens). Um deles publicou "O que é essa besteira de pagar por filtros do Snapchat agora???". Outra escreveu: "Que p... é essa?".
Essa não é primeira vez que o Snapchat investe na monetização de seus serviços. Em setembro, quando implementou o recurso das lentes, o aplicativo também lançou uma ferramenta que permitia aos usuários pagar para dar replay em uma mensagem.
Sem esse recurso, os vídeos na rede duram no máximo até dez segundos e só podem ser vistos uma vez. Com ele, é possível ver três replays por US$ 1 (R$ 3,79).
Segundo o site Financial Times, desde o mês passado, o aplicativo também está tentando vender lentes patrocinadas para outras empresas e cobrando até US$ 750 mil (cerca de R$ 3 milhões) para produzi-las e liberá-las.
Em novembro, o número de filmes vistos no aplicativo chegou a 6 bilhões por dia, o triplo do registrado em maio.
Folhapress
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