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Inovação

- Publicada em 13 de Novembro de 2015 às 18:04

Software amplia controle de operações com cartão

ProSistema lançou, na semana passada, solução para apoiar lojistas

ProSistema lançou, na semana passada, solução para apoiar lojistas


ANA FLÁVIA SENA/DIVULGAÇÃO/JC
Para facilitar a gestão dos pagamentos feitos com cartão pelos clientes aos lojistas, a ProSistema desenvolveu o ProCard, software que cruza dados e traz relatórios específicos da relação entre as vendas e a administradora, taxas e prazos, conciliação de serviços, administradora e banco.
Para facilitar a gestão dos pagamentos feitos com cartão pelos clientes aos lojistas, a ProSistema desenvolveu o ProCard, software que cruza dados e traz relatórios específicos da relação entre as vendas e a administradora, taxas e prazos, conciliação de serviços, administradora e banco.
Ao lançar essa solução, a empresa aposta no crescimento do uso de cartões de crédito e débito como forma de pagamento da população brasileira e na falta de unificação dos sistemas de transações eletrônicas. A ProSistema também oferece assessoria técnica para conciliar e controlar as operações com cartões de débito e crédito e diminuir perdas nas transações.
A solução automatiza as informações de tudo que está sendo vendido no débito ou no crédito pela loja, cobranças de taxas para a administradora do cartão, aluguel das máquinas de POS, depósito no domicílio bancário e utilização de possíveis benefícios fiscais e tributários permitidos pela legislação. O produto foi lançado oficialmente na semana passada.
O diretor da ProSistema, Guido Guilherme Gijsen, comenta que, muitas vezes, os lojistas acreditam que as operações que utilizam o cartão de pagamento no banco são 100% confiáveis e, assim, acabam relaxando no momento de conferir os pagamentos que estão sendo feitos. Mas não é bem assim.
De acordo com o gestor, o País conta com mais de 400 operadoras de cartões e não há um sistema unificado de gestão de transações eletrônicas, o que pode acarretar em perdas financeiras ao negócio. "Cada empresa demonstra as informações da venda com cartão de uma forma. Para o lojista entender esse tipo de informação e conferir os dados, fica muito difícil", relata.
Para considerar que a conciliação está completa e correta, é preciso verificar as vendas que o estabelecimento fez com cartão, analisar o extrato da administradora e comparar com os da loja. Depois disso, ainda é necessário avaliar as taxas, prazos de pagamento e descontos que a administradora faz.
Gijsen revela que algumas empresas concorrentes são autorizadoras, ligadas às administradoras, e fornecem somente os relatórios. Quando isso acontece, o usuário precisa decifrar esses dados e ir atrás das divergências que encontrar. "O Procard faz a leitura automatizada e a comparação de todas essas informações, garantindo maior uma maior segurança de que os dados estão corretos", diz.

Incubadora Raiar integra programa da Samsung

A Raiar - Incubadora de Empresas, da Pucrs, está entre as quatro incubadoras de empresas brasileiras selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa. A iniciativa é da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI-Daegu), da Coreia do Sul.
O objetivo é estimular o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica que atuem em áreas de interesse da Samsung. O projeto possibilita que empresas de todo o País submetam seus projetos, estejam elas nas incubadoras participantes do programa ou não. Oito empresas serão selecionadas para o programa e receberão um aporte financeiro de R$ 140 mil, mentorias e a possibilidade de inserção no ciclo produtivo das grandes empresas globais.