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Economia

- Publicada em 09 de Novembro de 2015 às 21:51

Festival movimenta mais de R$ 200 milhões no País

Na Capital gaúcha, 20 estabelecimentos participam, até o dia 29 de novembro, do Restaurant Week

Na Capital gaúcha, 20 estabelecimentos participam, até o dia 29 de novembro, do Restaurant Week


fotosFESTIVAL RESTAURANT WEEK/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
Fomentar a economia do setor gastronômico e democratizar o acesso a pratos elaborados e de alto padrão é o mote do festival Restaurant Week, cuja sétima edição se iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 29 de novembro em Porto Alegre. A estimativa dos organizadores do evento, que movimenta mais de R$ 200 milhões por ano em todo o País, é que as promoções gerem crescimento de 20% a 35% para os estabelecimentos participantes. Na Capital gaúcha, participam 20 restaurantes. O cardápio disponibilizado terá opções de entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos de R$ 39,90 R$ 1,00 de doação para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS) e R$ 51,90 R$ 1,00 para o ICI-RS.
Fomentar a economia do setor gastronômico e democratizar o acesso a pratos elaborados e de alto padrão é o mote do festival Restaurant Week, cuja sétima edição se iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 29 de novembro em Porto Alegre. A estimativa dos organizadores do evento, que movimenta mais de R$ 200 milhões por ano em todo o País, é que as promoções gerem crescimento de 20% a 35% para os estabelecimentos participantes. Na Capital gaúcha, participam 20 restaurantes. O cardápio disponibilizado terá opções de entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos de R$ 39,90 R$ 1,00 de doação para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS) e R$ 51,90 R$ 1,00 para o ICI-RS.
"Nossa expectativa é grande. Como esta é a primeira vez que o evento ocorre em novembro, que já é um mês de bom movimento, acreditamos que alcançaremos a meta de aumentar nosso faturamento em 30%", afirma o sócio-proprietário da Enoteca Vinum, Elisandro Saldanha. Esta é a quarta edição na qual o estabelecimento, que também oferece alta gastronomia, participa do evento.
Em geral, o perfil de consumidores que aproveitam os 21 dias de preços fixos estipulados aos pratos elaborados para o festival é de "curiosos por boa gastronomia", descreve o sócio-proprietário da Vinum. "A maioria chega sem conhecer a casa, então conseguimos quebrar uma barreira (exatamente como propõe o evento), uma vez que os novos clientes já sabem quanto vão investir e qual prato irão saborear", explica Saldanha, destacando que o festival funciona mediante reservas pela internet no site do evento (www.restaurantweek.com.br).
De acordo com o realizador do festival, Fernando Reis, 46% do público visita de três a 10 restaurantes neste período. "A iniciativa fomenta a economia local, e possibilita que 27% dos clientes frequentadores do evento sejam fidelizados, retornando às casas após o término da promoção." Este ano, a temática do evento é a gastronomia afetiva. A celebração familiar em torno da mesa e os pratos com aromas e temperos que lembram a infância inspiraram o cardápio da Enoteca Vinum, e também dos demais estabelecimentos, como o Guacamole - Cocina Mexicana.
"Apesar de estarem relacionados ao menu do restaurante, os pratos servidos foram criados exclusivamente para o festival, e remetem à comida típica dos bairros populares do México, apresentando aos consumidores um pouco da simplicidade da culinária daquele país", explica o sócio-operador do Guacamole, Leandro Chaves. Combinações que não sairiam por menos de R$ 80,00 poderão ser saboreadas por R$ 51,90. Chaves afirma que o festival chega em bom momento. "Estamos bem, com clientes fidelizados, no entanto registramos uma queda de 8% nas vendas, em comparação a 2014, em vista do cenário econômico atual", destaca. Ele projeta que o restaurante feche 2015 com crescimento de 15%, impulsionado principalmente pelo reajuste de 7% nos preços do cardápio.
Para o sócio-proprietário do Sashiburi, Cristiano Mariante Horn, além de oportunizar novos clientes, o evento permite o resgate dos consumidores que já foram ao estabelecimento, mas, por algum motivo, deixaram de frenquentar. Atuando há 11 anos na Capital, o Sashiburi possui lojas no bairro Moinhos de Vento, na zona Sul e no bairro Lindóia. "As outras duas unidades vão bem, mas a filial do Lindóia sofreu uma queda nas vendas em torno de 12% desde janeiro, frente ao mesmo período no ano passado. Esperamos recuperar o desempenho a partir do festival", comenta Horn.
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