Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

- Publicada em 25 de Novembro de 2015 às 23:12

A questão do antibiótico no frango

 CADERNO DIA DA INDÚSTRIA 2010  FOTOS NO AVIÁRIO DA GRANJA DE FRANCISCO REISCHERD, EM HARMONIA.

CADERNO DIA DA INDÚSTRIA 2010 FOTOS NO AVIÁRIO DA GRANJA DE FRANCISCO REISCHERD, EM HARMONIA.


ANDRÉ NETTO/ARQUIVO/JC
Produtores de frango e dirigentes de entidades do setor, garantem, a plenos pulmões, que "o frango brasileiro não tem antibióticos". Entretanto, durante a Semana Mundial de Conscientização da Resistência aos Antibióticos, evento da Organização Mundial de Saúde (OMS), na semana passada, em São Paulo, a Proteste Associação de Consumidores divulgou ter encontrado resistência a antibióticos em bactérias de peitos de frango congelado comprados em supermercado paulista.
Produtores de frango e dirigentes de entidades do setor, garantem, a plenos pulmões, que "o frango brasileiro não tem antibióticos". Entretanto, durante a Semana Mundial de Conscientização da Resistência aos Antibióticos, evento da Organização Mundial de Saúde (OMS), na semana passada, em São Paulo, a Proteste Associação de Consumidores divulgou ter encontrado resistência a antibióticos em bactérias de peitos de frango congelado comprados em supermercado paulista.

Buonny Sul

A Buonny Projetos de Riscos e Serviços Securitários (www.buonny.com.br), que atua há 20 anos no setor de gerenciamento de riscos em transporte de cargas, comemora o desempenho de sua filial no Rio Grande do Sul. Registrou crescimento de 50% no primeiro semestre. Zatimari Cerutti, responsável pela unidade, explica que a empresa é especializada em gerenciamento de riscos para transporte e logística, ou seja, identifica os problemas que as empresas terão ao transportar cargas e como contorná-los. Ainda é responsável por otimizar rotas, como fazer as entregas de forma correta, segura e econômica, entre outros pontos.

Parque eólico

O parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, completa hoje um ano. Pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo, o empreendimento já gerou mais de 60 mil MW e permitiu a redução de 7,475 mil de toneladas de CO2 emitidas, 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis de Sumaré (SP).

Presidiárias

De 2000 a 2014, a população penitenciária feminina no Brasil subiu de 5.601 para 37.380 detentas, um crescimento de 567%. Na comparação entre diferentes países, o Brasil está na quinta posição, atrás dos Estados Unidos (205.400 detentas), China (103.766) Rússia (53.304) e Tailândia (44.751). Os números são do Ministério da Justiça.

Parlamentarismo

A situação política, econômica, social, moral e ética está tão ruim no Brasil, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, que ele está sugerindo a adoção do parlamentarismo, como sonhou o gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, há 100 anos. "No presidencialismo que temos, já está claro: se o governo é forte, é ruim, porque se sobrepõe às oposições e aos demais poderes. Se é fraco, é ainda pior, porque não consegue governar. No parlamentarismo, o Poder Moderador atua protegendo as instituições."

Abastecimento

Alguns leitores notaram uma certa falta de produtos nos supermercados de Porto Alegre. Ainda não é um caso clássico de desabastecimento, mas surgiram vazios em algumas prateleiras. Em São Paulo, a empresa de suprimentos NeoGrid constatou que "a percentagem de produtos em falta no varejo em relação ao total de itens da loja, já aumentou cerca de 29% em alguns meses". Para o diretor de relacionamento do varejo e indústria da NeoGrid, Robson Munhoz, a alteração pode estar relacionada a fatores como a insegurança dos varejistas diante do momento de instabilidade econômica do País. "Com receio de uma possível retração nas vendas, o varejo passou a se preocupar ainda mais com os excessos de estoque e a diminuir os pedidos para a indústria e um dos reflexos desse comportamento é a falta de produtos nas prateleiras", afirma.

Recorde

Mais de 310 mil turistas já visitaram o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, superando os números totais de 2014. Às belas paisagens e ao vinho, somou-se a qualificação do atendimento aos visitantes, com novos hotéis e pousadas e, principalmente, novos restaurantes, que não só reforçaram o tradicional galeto com massa e polenta, mas criaram novas alternativas de almoço e jantar. O atendimento nas vinícolas também está mais simpático.

Vinho

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o consumo de vinhos no País durante o primeiro semestre de 2015 aumentou 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Ibravin, o mercado se mantém aquecido, mesmo com a instabilidade econômica pela qual o Brasil atravessa. Ainda segundo o instituto, foram consumidos mais de 9,1 milhões de litros de bebida à base de uva no Brasil durante os primeiros seis meses do ano.

A questão do frango II

A Consumers International, entidade que congrega 250 entidades de consumidores de 120 países, está pedindo para que as redes internacionais McDonald's, Subway e KFC definam um plano de ação com prazos para eliminar gradualmente o uso rotineiro de antibióticos, utilizados em medicina humana, em todas as cadeias de fornecimento de carnes. Se o uso de antibiótico continuar, humanos que consomem tais carnes não terão condições de combater infecções no futuro.

O Dia

  • Fabiana Figueiró, sócia do Souto Correa Advogados, será palestrante sobre sustentabilidade e logística reversa, para a Abes-RS, às 8h30min, na Fundação Getulio Vargas. Na avenida Praia de Belas, 1.510.
  • Em Canoas, o 1º Seminário do Empreendedorismo, dirigido a empresários e futuros empreendedores, no Auditório Arsênio Both (Auditório Azul), situado no Prédio 1, 5º andar do Unilasalle, a partir das 18h.
  • O administrador de empresas Gelson Zardo assumiu o cargo de diretor-geral da Volare, Unidade de Negócio da Marcopolo S.A., de Caxias do Sul, fabricante de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros.
  • Confraternização anual e posse da nova diretoria do Simecan, em Canoas, às 20h, na rua Liberdade, 1.431.
  • Jantar festivo comemorativo aos 89 anos do Instituto dos Advogados, às 20h30min, no hotel Plaza São Rafael.
  • A nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho vai assumir a entidade em jantar, às 20h, no restaurante Sica, na rua Italo Victor Bersani, 1.134, em Caxias do Sul. Assumirá a presidência Carlos Pretto Martini.