Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 26 de Novembro de 2015 às 23:21

Citroën Aircross ganha novo design


CITROËN/DIVULGAÇÃO/JC
O modelo com vocação aventureira da marca francesa se renova e chega ao mercado brasileiro com estilo mais ousado e acréscimo de tecnologias. Modernizado, o design do carro ganhou em robustez e dinamismo. Sua inspiração SUV permaneceu inalterada, expressa na altura elevada em relação ao solo e nas coberturas plásticas que protegem as bordas da carroceria.
O modelo com vocação aventureira da marca francesa se renova e chega ao mercado brasileiro com estilo mais ousado e acréscimo de tecnologias. Modernizado, o design do carro ganhou em robustez e dinamismo. Sua inspiração SUV permaneceu inalterada, expressa na altura elevada em relação ao solo e nas coberturas plásticas que protegem as bordas da carroceria.
O Chevron, símbolo da Citroën, agora tridimensional e em harmonia com os novos produtos da marca, se integra à grade cromada e se estende aos novos faróis, compactos e recortados. As luzes indicadoras de direção foram colocadas dentro da estrutura da grade. E o novo para-choque dianteiro ficou mais imponente e proeminente.
Na lateral, as molduras dos para-lamas e rodas de 16 polegadas são novas. A "assinatura" Aircross, por sua vez, exibe novo grafismo.
Na traseira, o reformulado para-choques incorpora luzes de neblina e de ré, além de câmera de ré, enquanto as lanternas apresentam máscaras escuras. O estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e recebeu um novo acabamento, porém, nas versões Start e Live, o pneu sobressalente é alojado dentro do veículo, na parte inferior do porta-malas. O visual interno do novo Aircross mantém a ousadia do externo. Bancos, elementos decorativos e materiais de revestimento foram substituídos, proporcionando um ambiente mais requintado e confortável.
O painel de bordo foi reestilizado e agora agrega uma nova central multimídia com tela sensível ao toque, que permite controlar todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo automóvel. Entre as funções está incluído o espelhamento de smartphones, através dos aplicativos Mirror Link (Android) e Car Play (iOS).
O Citroën Aircross conta com duas opções de motor, o 1.5i Flex e o 120 VTi Flex Start. Confiável e econômico, o primeiro desenvolve 93 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 140 Nm a 3.000 giros, quando abastecido com etanol.
Já o novo propulsor 120 Vti Flex Start tem rendimento bem superior: entrega 122 cv a 5.800 rpm e torque de 161 Nm a 4.000 giros, usando etanol. Para maior agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade, 80% do torque está disponível a partir de 1.500 rpm.
Entre os atributos do motor 120 Vti se destaca a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina para partidas a frio. Comando de válvulas variável; pistões, anéis e cilindros com baixa fricção; e bielas forjadas são outros de seus diferenciais técnicos.
Uma caixa de câmbio manual, de cinco marchas, pode acompanhar tanto o Aircross 1.5 quanto o 120 VTi. Para a versão mais potente, ela foi alongada em 5% no diferencial para reduzir o consumo de combustível.
Já transmissão automática sequencial é exclusiva da motorização 120 VTi. O sistema agora possibilita a troca manual de marchas por meio de aletas instaladas no volante. Além disso, todas as suas relações de marcha foram alongadas em 5% também para economizar combustível.
O carro adotou um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que diminui os esforços ao volante em manobras. Seu conjunto de suspensões evoluiu: uma nova barra estabilizadora traseira e leis de amortecimento revistas deixam a rodagem mais estável e suave. A configuração dianteira é McPherson, independente; a traseira, de travessa deformável, com braços oscilantes.
Ao lançar a nova geração do Aircross, a Citroën renomeia e amplia sua gama de versões, que passam a se chamar Start (nova), Live (nova), Feel e Shine. Desde o modelo de entrada, são de série direção elétrica, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros, computador de bordo, os obrigatórios freios ABS e air bags dianteiros, entre outros.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO