Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 14 de Outubro de 2015 às 21:53

Governo estuda forma de quitar pedaladas fiscais

O governo estuda formas para quitar a dívida que tem com bancos públicos pelo atraso no repasse de recursos para o pagamento de programas sociais e referente a subsídios.
O governo estuda formas para quitar a dívida que tem com bancos públicos pelo atraso no repasse de recursos para o pagamento de programas sociais e referente a subsídios.
O atraso nesses pagamentos ficou conhecido como pedalada fiscal e foi um dos elementos para a reprovação das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 
Com isso, o governo se prepara para quitar as dívidas com os bancos, que em 2015 ultrapassam os R$ 40 bilhões, segundo denúncia do Ministério Público em apuração. Na área econômica ainda não há definição sobre qual seria a melhor forma para acabar com as pedaladas. Uma opção seria fazer o acerto em um prazo mais longo. Outra alternativa seria gerar mais dívida e fazer a quitação mais rapidamente. 
Oficialmente, o TCU ainda não foi informado sobre qualquer mudança do governo na forma de tratar as pedaladas. No mês passado, antes de o tribunal dar parecer recomendando ao Congresso a reprovação das contas, ministros do Planejamento e da Advocacia-Geral da União levaram propostas para limitar o período que o governo podia ficar sem repassar os recursos aos bancos.
As propostas acabaram sendo implementadas este mês, dias antes do julgamento. Mas elas não resolvem o passivo, principalmente junto ao Bndes e ao Banco do Brasil, para os quais o governo deve aproximadamente R$ 38 bilhões.
Além do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também já havia se encontrado com o relator das contas no tribunal, Augusto Nardes, mostrando preocupação do governo sobre o impacto que a decisão do TCU de proibir a prática poderia ter nas contas públicas. 
A solução para o problema poderá afetar a meta fiscal de 2015, que já está em processo de mudança. O governo se comprometeu em 2014 a fazer um superávit primário equivalente a 1,1% do PIB. Mas, com a arrecadação fraca e sem fazer corte de despesas, pediu ao Congresso para mudar a meta para 0,15% do PIB. Essa mudança ainda não foi aprovada pelos parlamentares.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO