Em tempos de crise econômica, a gestão faz a diferença. Na época de vacas gordas, as empresas acabam correndo para atender a demanda e se esquecem de arrumar a própria casa, deixando gargalos que, no longo prazo, minam a rentabilidade dos negócios. Portanto, a piora do mercado, com a retração econômica, não pode ser vista apenas com pessimismo. Histórias de sucesso provam que é da crise que nascem grandes oportunidades.
Os primeiros desafios são difíceis. É necessário verificar as áreas críticas e que necessitam de intervenção e revisar as bases estratégicas, identificando diretrizes e valores que podem ser mantidos e corrigindo aqueles que necessitam de adequações.
O gestor deve implantar padrões para processos internos, realizar treinamentos com funcionários e, após a arrumação interna, iniciar a medição da satisfação dos usuários.
A área financeira deve adotar o sistema de centro de custos por setor, aprimorando o controle orçamentário. As ferramentas de Índices de Controle, que fornecem um desenho completo da performance de cada área, tornam possível que os gestores saibam como foi seu desempenho e visualizem as metas para o próximo período.
É importante que os objetivos sejam aprovados pela diretoria, promovendo segurança para cada gestor desempenhar seu papel. Com a equipe mobilizada, os resultados começam a aparecer e as mudanças são percebidas. No entanto, o processo de reestruturação não pode ser esquecido. Os resultados devem ser acompanhados e divulgados para que os clientes consigam perceber as melhorias.
Diretor especialista em comércio