Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 25 de Outubro de 2015 às 21:31

Mau tempo volta nesta semana ao Rio Grande do Sul

Volta da chuva, prevista para hoje, deve agravar situação; a presidente Dilma sobrevoou as áreas inundadas

Volta da chuva, prevista para hoje, deve agravar situação; a presidente Dilma sobrevoou as áreas inundadas


LUIZ GERBASE/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de uma curta trégua, volta a chover hoje em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis à ocorrência de chuva, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste. As temperaturas deverão oscilar entre 10 e 28 graus em todo o Estado.
Depois de uma curta trégua, volta a chover hoje em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis à ocorrência de chuva, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste. As temperaturas deverão oscilar entre 10 e 28 graus em todo o Estado.
Na Capital, também existe possibilidade de chuva, principalmente da tarde para a noite. Conforme com a MetSul Meteorologia, o sol deve aparecer, mas entre nuvens. As temperaturas ficam entre 15 e 25 graus hoje e entre 17 e 27 amanhã. Na terça-feira, não se descarta a possibilidade de chuva ou garoa passageira em alguns pontos da cidade. O monitoramento do lago Guaíba continua. Durante a tarde de ontem, o nível de água atingiu a marca máxima de 2,52 metros, baixando para 2,41 metros no início da noite.
No domingo, o sol predominou em boa parte do território gaúcho. A temperatura máxima foi de 24 graus em Frederico Westphalen. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram a mais baixa, de 7,3 graus. Em Porto Alegre, o dia permaneceu nublado e as temperaturas ficaram entre 13 e 21 graus.
No sábado, a presidente Dilma Rousseff esteve no Rio Grande do Sul para analisar a situação após as chuvas torrenciais que caem no Estado desde o começo de outubro. A partir de hoje, a Defesa Civil nacional prestará apoio às cidades atingidas para decretar situação de emergência e dar início às obras de reconstrução. Uma das medidas de apoio será a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a reconstrução das casas. O limite de saque será R$ 6,2 mil.
Em reunião com Dilma, o governador José Ivo Sartori solicitou esforço da União para a liberação mais rápida de recursos relativos a pendências relacionadas ao Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais (PAC Prevenção). Ele também requisitou o planejamento de projetos para minimização do efeito das cheias nos trechos baixos dos rios Caí e Gravataí, no dique de Eldorado do Sul, e nas bacias dos rios dos Sinos e Gravataí. Depois do encontro, Sartori e Dilma sobrevoaram áreas alagadas na Região Metropolitana. Em seguida, a presidente também sobrevoou Santa Catarina.
Ao todo, são 132 cidades atingidas pelas chuvas, vendavais e cheias que castigam o território gaúcho desde o início do mês de outubro, e 66 têm a situação de emergência homologada pelo governo federal. São quase 180 mil pessoas afetadas no Estado, sendo que 6.499 mil famílias estão desalojadas e 1.306 desabrigadas, conforme a Defesa Civil.
Em pronunciamento, a presidente anunciou decreto federal para permitir que moradores dos municípios de Pelotas, Gravataí e Porto Alegre sejam beneficiados com os mesmos direitos de quando se decreta situação de calamidade ou emergência em cidades menores. "Eles terão acesso às mesmas condições de outras prefeituras que têm enquadramento garantido porque atingiram o percentual de dano exigido pela União", garantiu. Uma parte do programa Minha Casa Minha Vida também será destinada às pessoas que perderam as casas em situação de extremo risco.

Imagens feitas por drone mostram a situação na Ilha Grande do Marinheiros

O empresário Luiz Gerbase gravou na sexta-feira, com o auxílio de um drone, um vídeo que mostram os efeitos da enchente na Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. Um trecho do vídeo, cedido ao JC, pode ser visto acima. A versão completa do vídeo, com 2min30s, pode ser acessada no site Vimeo.
No texto postado junto ao vídeo, Gerbase descreve as difíceis condições de vida de quem vive na ilha, e convida as pessoas a ajudarem aos desabrigados, levando alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas descartáveis (adulto e infantil), cobertores e colchões para o Ginásio Tesourinha.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO