Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

clima

- Publicada em 20 de Outubro de 2015 às 22:40

Chuva volta a causar alagamentos no Interior

Em Rio Grande, transporte até São José do Norte foi suspenso devido ao aumento do nível da Lagoa dos Patos

Em Rio Grande, transporte até São José do Norte foi suspenso devido ao aumento do nível da Lagoa dos Patos


JEAN PASCINI/MARINHA DO BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC
A instabilidade prevista para ontem se confirmou em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva veio pela manhã, acompanhada de ventos fortes, mas cessou rapidamente. A precipitação foi intensa em municípios como Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Bagé. Os ventos e a chuva seguiram para a Região Metropolitana, mantendo a Defesa Civil gaúcha em alerta.
A instabilidade prevista para ontem se confirmou em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva veio pela manhã, acompanhada de ventos fortes, mas cessou rapidamente. A precipitação foi intensa em municípios como Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Bagé. Os ventos e a chuva seguiram para a Região Metropolitana, mantendo a Defesa Civil gaúcha em alerta.
Em todo o Estado, 27 municípios já tiveram os pedidos de decreto de situação de emergência homologados e reconhecidos pela União. A cidade de Rio Pardo também obteve a homologação do decreto e, agora, aguarda o reconhecimento da Defesa Civil. Outras 33 cidades decretaram situação de emergência, mas os decretos ainda não foram homologados, e 28 localidades realizam levantamento de danos e análise da documentação para possivelmente entrar com o pedido. Até a tarde de ontem, 108 municípios gaúchos haviam sido atingidos de alguma maneira pela chuva, sendo Turuçu e São José do Norte os últimos a serem afetados até agora. No total, há 149.276 pessoas e 35.173 residências atingidas, 5.779 famílias desalojadas e outras 1.346 desabrigadas.
Em Bagé, na Região da Campanha, o volume de chuva chegou a 85 milímetros, fazendo com que o arroio Bagé transbordasse e inundasse cerca de 40 casas. O temporal também causou alagamentos e enxurradas. Em Jaguarão, no Sul do Estado, o vento chegou à marca de 85 quilômetros por hora. Em Pelotas, moradores da praia do Laranjal enfrentam alagamentos.
Em Rio Grande, também no Sul do Estado, o transporte hidroviário entre a cidade e São José do Norte foi suspenso devido ao aumento do nível da Lagoa dos Patos. O cais de atracação da estação hidroviária, usado pelas lanchas que transportam passageiros, ficou submerso. O transporte de veículos pela balsa também foi interrompido, uma vez que o aumento do nível da lagoa inviabiliza o embarque seguro de automóveis.
O fenômeno climático que afetou o Sul gaúcho se deslocou, em grande parte, para o oceano, mas induziu vento do quadrante Sul em Porto Alegre no final da manhã, com rajadas de 70 quilômetros por hora. A influência desse vento fez com que o nível do Guaíba voltasse a subir, alcançando a marca de 2,59 metros na metade da tarde de ontem.
A instabilidade também causou estragos no Uruguai. A localidade mais atingida foi a Villa del Camen, no departamento de Durazno. Houve queda de árvores, postes, destelhamentos, rompimento de linhas de energia e colapso de estruturas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, fenômenos mais extremos, como a ventania que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana na quarta-feira passada, são localizados e pouco prováveis. É difícil precisar quais cidades podem ser afetadas, exceto por análise de imagens de radar e alertas de curto prazo. Ainda assim, a MetSul calcula que as tempestades serão menos severas do que as da semana passada. No Rio Grande do Sul, temporais são comuns durante a primavera e devem se repetir até o final do ano.

Chance de temporal é maior na região Norte

Para hoje, as condições meteorológicas continuam favoráveis à ocorrência de chuva acompanhada de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento, que podem atingir até 90 quilômetros por hora. As cidades mais afetadas serão as situadas no Norte do Estado e em áreas de Santa Catarina e Paraná.
No Rio Grande do Sul, a chance de precipitação é maior nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste e Metropolitana. No Norte, pode ocorrer queda de granizo, menos provável nos demais locais. As temperaturas apresentam grande oscilação, podendo variar entre 10 e 30 graus. Amanhã, é provável que o céu continue nublado com possíveis pancadas de chuva no Norte, mas não deve chover em outras localidades. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 17 e 21 graus. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não descarta a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, tanto hoje como amanhã.