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São tantas siglas e tantas expressões típicas sobre carreira, que resolvemos explicar o significado de algumas delas

Dez termos que todo profissional de RH precisa conhecer pra ontem

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São tantas siglas e tantas expressões típicas sobre carreira, que resolvemos explicar o significado de algumas delas

Job Rotation, Team Building, Headhunting, você sabe o que significam essas expressões? Linguagem típica de especialistas e de departamentos de RH nas grandes empresas, muitas vezes, parece coisa de outro mundo. Para ficar tudo mais claro, Alexandre Sabbag, sócio da Boyden – uma das empresas globais líderes em recrutamento e seleção de executivos, presente no Brasil há mais de 45 anos – nos ajudou a elaborar esta lista de definições de alguns dos termos mais usados atualmente no RH. Lá vai:
Job Rotation, Team Building, Headhunting, você sabe o que significam essas expressões? Linguagem típica de especialistas e de departamentos de RH nas grandes empresas, muitas vezes, parece coisa de outro mundo. Para ficar tudo mais claro, Alexandre Sabbag, sócio da Boyden – uma das empresas globais líderes em recrutamento e seleção de executivos, presente no Brasil há mais de 45 anos – nos ajudou a elaborar esta lista de definições de alguns dos termos mais usados atualmente no RH. Lá vai:
1. Headhunting
É o processo em que uma empresa especializada recruta e seleciona no mercado de trabalho um profissional com o perfil definido para um determinado cargo. Atenção: essa definição é especificada pela empresa interessada em preencher uma vaga. Diferente do que muitos pensam, o Headhunter – consultor especializado ou “Caça Talentos”- não trabalha para o candidato, buscando vagas para ele. “É o contrário, ele trabalha para as empresas que querem acertar em cheio nos profissionais mais adequados para as suas necessidades”, explica Alexandre. O processo de Headhunting costuma ser chamado de Executive Search quando a busca se refere aos níveis de gestão de uma empresa.
2. Outplacement
Assim que um profissional é desligado de uma empresa, consultorias de Outplacement o acolhem, desde o momento da sua demissão, para orientá-lo sobre a melhor maneira de recomeçar, aconselhando e auxiliando no redirecionamento da sua carreira como executivo, empresário ou mesmo para aposentadoria. Outplacement e recolocação no mercado de trabalho, no Brasil, são geralmente serviços semelhantes, mas no caso do Outplacement quem remunera a prestadora de serviço é a empresa que demitiu o funcionário e, no caso da recolocação, quem remunera a prestadora costuma ser o próprio profissional.
3. Assessment
Assessment significa avaliação de perfil profissional. É um processo utilizado cada vez mais nas organizações que identifica e avalia as competências e potenciais dos colaboradores, por meio de testes e técnicas próprias. A condução geralmente é feita por profissionais especializados e certificados, sejam eles da mesma empresa ou de empresas contratadas. Esse processo estruturado e controlado pode ajudar no plano de carreira de um profissional, que analisa quais competências já estão mais desenvolvidas e quais competências ainda podem ser aprimoradas.
4. Coaching / Coach / Coachee
Virou “moda” fazer Coaching. O processo entrou de vez nos investimentos das empresas em suas equipes. Mas isso porque, quando bem aplicado, funciona muito. Mas afinal, o que é isso? É um processo em que um profissional foca em desenvolver e potencializar as competências que mais lhe faltam ou nas quais ele tem dificuldade, como, por exemplo, paciência, pró-atividade, flexibilidade. “Por meio de reflexões e conclusões, o indivíduo deve achar suas próprias respostas, com o objetivo de melhorar a forma de pensar e agir”, explica o especialista. Dentro deste processo, participam o Coach e o Coachee:
Coach – é o profissional que aplica o Coaching; Ele deve ser treinando e qualificado para isso. Existem diversos cursos de formação extremamente respeitados pelo mundo, que emitem certificados e garantem a qualidade do processo.
Coachee - é o profissional que recebe o Coaching;
Um Coach tem as melhores perguntas e um Coachee tem as melhores respostas.
5. Mentoring
Geralmente é traduzido como tutoria, mentoria ou apadrinhamento. É um método profissional de desenvolvimento. Um mentor – normalmente alguém com mais experiência na mesma área de atuação - passa conhecimento, dicas e conselhos com o objetivo de orientar o profissional menos experiente. “Mentoring não é sinônimo de Coaching”, reforça Alexandre.
6. PNL (Programação Neurolinguística)
É um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro, ou seja, nos ajuda a captar e registrar informações, que vão desde estruturação e processamento destas informações, através dos cinco sentidos. A partir disso, o cérebro mantém e produz padrões de pensamentos, comportamentais, emocionais e comunicacionais apresentados de forma consciente ou inconsciente em nosso dia a dia. É uma prática que já foi mais utilizada nas décadas passadas e cuja aplicação ao ambiente corporativo pode gerar controvérsias.
7. Job Rotation
Movimentação onde o profissional, para aprender mais sobre um negócio, passa por diversas áreas de uma empresa. Desta maneira, passa a entender não somente os processos e rotinas como também os diferentes pontos de vista e interfaces. “É uma prática adotada por muitas empresas para tornar mais eficiente o aprendizado do colaborador que desenvolve uma visão mais sistêmica e empática das relações”, explica Alexandre. O Job Rotation geralmente é uma movimentação lateral, não implicando necessariamente em promoções.
8. Interim Management
É uma solução na qual executivos e gestores assumem, por um período de tempo limitado (interinos), o controle executivo de um ou vários departamentos de uma organização. Podem ser tarefas gerenciais típicas ou a gestão de situações para as quais as empresas não têm recursos humanos especializados. Geralmente, o gestor interino (Interim Manager), retira-se da empresa, ou retorna às suas funções normais, assim que o período e objetivo proposto forem cumpridos.
9. Team Building
Conjunto de atividades que reforça, desenvolve o conhecimento e cria laços relacionais mais profundos entre membros de uma empresa. “O objetivo dessa prática é alcançar melhores níveis de produtividade e satisfação das equipes no desempenho de suas funções” explica Alexandre. O team building é cada vez mais importante no desenvolvimento de equipes de alta performance.
10. Turnaround
Frequentemente traduzido como “virar o jogo” ou “dar a volta”, é um conceito de gestão estratégica utilizado para alterar o rumo de uma empresa que, muitas vezes, está estagnada ou em declínio. Trata-se, portanto, de um redirecionamento estratégico e operacional. Costuma ser um processo complexo e arriscado, uma vez que pode exigir soluções incomuns e radicais, levando em conta as condições financeiras, culturais e tecnológicas de uma organização, além do contexto em que está inserida.
E aí, aprendeu?
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