O fundador do jornal A Voz da Comunidade esteve em Porto Alegre durante o 28º Set Universitário da Pucrs

Rene Silva dá a dica: empreendedorismo é resolver problemas


O fundador do jornal A Voz da Comunidade esteve em Porto Alegre durante o 28º Set Universitário da Pucrs

Falar sobre empreendedorismo com um recorte social foi a proposta de Rene Silva, 21 anos, durante oficina ministrada no 28º Set Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) na tarde de quarta-feira. Com o tema Arrisque mais, o fundador do jornal, e hoje portal de internet, A Voz das Comunidades, contou como se deu o desenvolvimento de sua empresa - que existe há 10 anos. O portal de comunicação criado pelo jovem é responsável por noticiar o que acontece em um dos maiores conjuntos de favelas da América Latina: o Complexo do Alemão.
Falar sobre empreendedorismo com um recorte social foi a proposta de Rene Silva, 21 anos, durante oficina ministrada no 28º Set Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) na tarde de quarta-feira. Com o tema Arrisque mais, o fundador do jornal, e hoje portal de internet, A Voz das Comunidades, contou como se deu o desenvolvimento de sua empresa - que existe há 10 anos. O portal de comunicação criado pelo jovem é responsável por noticiar o que acontece em um dos maiores conjuntos de favelas da América Latina: o Complexo do Alemão.
Figurando atualmente na lista de jovens prodígios da revista Forbes e com palestras na Universidade de Havard no currículo, Rene conversou com estudantes da Faculdade de Comunicação Social e também participou do encerramento do SET. Junto com ele, participaram dos encontros Melissa Cannabrava e Betinho Casas Novas, jornalistas do A Voz. Segundo o trio, "o grande segredo para empreender é sonhar grande e arriscar mesmo".
Quando começou com seu jornal comunitário no Morro do Adeus, uma das 13 favelas que compõem o Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, Rene diz ter enfrentado a falta de confiança das pessoas que não acreditavam no projeto de uma criança de 11 anos. “Ninguém queria investir em um negócio de crianças, hoje, 10 anos depois, temos no jornal patrocinadores como a Coca-Cola e a Casas Bahia”, explica o jovem.
Questionados sobre o porquê ainda investir no jornalismo impresso quando o mundo se torna a cada dia mais digital, os jovens explicaram que o ideal do negócio é justamente voltar-se para quem mais precisa e analisar a real necessidade do investimento. “No Alemão tem gente que não tem nem luz elétrica em casa. Como vão acessar uma versão digital do nosso produto?”, explica Melissa.
Rene Silva, durante a oficina, falou aos estudantes também sobre empreendedorismo e disse que se considera um empreendedor social, assim como todos os outros moradores das favelas. “A favela nasceu da crise, não temos medo dela. Acostumamos a nos virar.” Segundo ele, seu jornal só surgiu porque ele teve a ideia de empreender no ramo social. “Eu queria dar visibilidade a problemas sociais, e empreendedorismo é isso, resolver problemas”.
Mesmo com os avanços que o portal de notícias de Rene Silva teve ao longo dos anos, como o reconhecimento na mídia tradicional, ele conta que seu trabalho ainda é pequeno demais perto de tudo que é possível fazer. “Nosso jornal tem uma tiragem mensal de 10 mil exemplares. No Alemão moram cerca de 180 mil pessoas. Isso quer dizer que não alcançamos nem a metade do que queremos alcançar”, observa o jovem.
 
O empreendedorismo social de Rene Silva
Assista a um trecho da oficina de Rene Silva durante o SET Universitário da PUCRS. Ele falou sobre Jornalismo e Empreendedorismo Social. A matéria está aqui: http://goo.gl/MLmgeD
Posted by Geração E on Friday, October 2, 2015

Leia também

Deixe um comentário