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Economia

- Publicada em 19 de Outubro de 2015 às 22:23

Batidas do coração e selfies poderão autenticar compras

Experiência de consumo impacta percepção de segurança, diz Theodoro

Experiência de consumo impacta percepção de segurança, diz Theodoro


MASTERCARD/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
Em um futuro próximo, as batidas do coração captadas por um smart watch ou selfies tiradas por um aplicativo que se comunica com o banco poderão ser usados para autenticar as compras feitas pelos usuários em sites. A Mastercard já está testando essas tecnologias mais sofisticadas, que poderão aumentar a segurança na hora da compra. Parece que esse assunto está ultrapassado, mas a verdade é que ainda não. Um estudo realizado pelo Ibope Conecta a pedido da empresa de pagamentos mostra que a segurança do site impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados. "Os consumidores precisam se sentir confortáveis na compra on-line, e isso vai desde o momento da escolha da loja até o pagamento e pós venda", destaca o diretor sênior e responsável pela área de Produtos Digitais da Mastercard para o Brasil e Cone Sul, Marcelo Theodoro.
Em um futuro próximo, as batidas do coração captadas por um smart watch ou selfies tiradas por um aplicativo que se comunica com o banco poderão ser usados para autenticar as compras feitas pelos usuários em sites. A Mastercard já está testando essas tecnologias mais sofisticadas, que poderão aumentar a segurança na hora da compra. Parece que esse assunto está ultrapassado, mas a verdade é que ainda não. Um estudo realizado pelo Ibope Conecta a pedido da empresa de pagamentos mostra que a segurança do site impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados. "Os consumidores precisam se sentir confortáveis na compra on-line, e isso vai desde o momento da escolha da loja até o pagamento e pós venda", destaca o diretor sênior e responsável pela área de Produtos Digitais da Mastercard para o Brasil e Cone Sul, Marcelo Theodoro.
Jornal do Comércio - Passados tantos anos e com o comércio eletrônico crescendo cada vez mais, a segurança na hora da compra ainda preocupa os consumidores?
Marcelo Theodoro - Sim, de fato, este estudo mostrou que comprar pela internet ainda causa estranhamento em alguns consumidores. Diversos fatores, que mesclam tanto a questão do meio de pagamento como a satisfação com os serviços prestados, explicam isso. Se o prazo de entrega excede as suas expectativas, isso afeta negativamente sua percepção. O mesmo acontece quando a experiência no momento da compra não é satisfatória. Especialmente sobre a forma de pagamento das compras, 80% das pessoas utiliza o cartão de crédito, mas, certamente, esse processo não é o melhor que podemos oferecer como indústria.
JC - Quais são as formas de pagamento mais indicadas para garantir uma maior segurança aos e-consumidores?
Theodoro - As carteiras digitais, como o Masterpass, tornam o processo de compra ser mais fácil, rápido e seguro. O usuário precisa se cadastrar uma única vez e, em dois cliques, compra em qualquer loja virtual do mundo que tenha essas soluções implementadas. De acordo com a pesquisa, 44% das pessoas já efetuam as compras no e-commerce utilizando esses meios on-lines de pagamento. A outra forma são as ferramentas de autenticação, que são soluções que permitem aos bancos e lojas terem certeza que você é você. É preciso investircada vez mais nisso.
JC - Como tornar esse processo de autenticação mais moderno e alinhado com as novas tecnologias disponíveis no mercado?
Theodoro - Existem tecnologias mais sofisticadas que podem tornar processo de compra bem mais seguro. A Mastercard está trabalhando em uma solução que permitirá a autorização das compras por meio de características individuais. Um exemplo é um usuário que estiver usando um Smart Watch. Ele poderá ter a compra autenticada pelas batidas do seu coração (que é algo único seu) sem precisar colocar senha ou cartão de token. Também estamos realizando projetos piloto com lojas em vários países para usar as selfies nesse processo. O cliente baixará um aplicativo no celular que, por sua vez, será sensibilizado quando ele fizer alguma compra. Por ali mesmo, ele faz a selfie, que alimenta o app e, depois de um conjunto de outras checagens para garantir que é ele mesmo, autoriza a compra. Essa funcionalidade poderá estar embutida no app do emissor ou em uma carteira digital, que conversará com a página web da loja e com o banco.
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