Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Outubro de 2015 às 01:21

Condomínio de alto padrão


JUREMIR VERSETTI/DIVULGAÇÃO/JC
Neste condomínio de alto padrão localizado no Centro de Carlos Barbosa, a enchente não chega. O vento pode até incomodar um pouco, mas os condôminos estão acostumados com a ventania. A foto é da exposição "Um Centenário de Encantos e Belezas", em Encantado, do fotógrafo Juremir Versetti.
Neste condomínio de alto padrão localizado no Centro de Carlos Barbosa, a enchente não chega. O vento pode até incomodar um pouco, mas os condôminos estão acostumados com a ventania. A foto é da exposição "Um Centenário de Encantos e Belezas", em Encantado, do fotógrafo Juremir Versetti.

Linha Turismo

Esquina da Osvaldo Aranha com Ramiro Barcelos, 14h05min de ontem. O ônibus da Linha Turismo, vazio, para na curva de entrada da Ramiro, liga o pisca alerta. Um tripulante no segundo andar, facão em punho, abate um galho de árvore que atrapalha o ir e vir da viatura. Isso feito, brandiu o galho como se troféu fosse. O trânsito ficou parado por dois minutos.

É dura a vida...

Os urbanos não tem ideia do quanto as enchentes e chuvas prejudicaram a área rural. Sangas e arroios transbordaram, pinguelas e pontes levadas pelas águas, um prejuízo logístico sem tamanho. Não dá para pegar o guarda-chuva e ir até a farmácia da esquina. E sem internet, energia e sem ter como recarregar a bateria do celular.

...no campo

Pior é que, no caso da energia, as concessionárias como a AES Sul que reporta 5,5 mil clientes ainda sem energia não tem nem como chegar no equipamento danificado com as viaturas porque a área está alagada. Em muitos casos, foi obrigada a desligar a energia por motivo de segurança.

Os desastres...

O que tem em comum os saques feitos por populares nas cargas espalhadas em uma rodovia por caminhões acidentados e o saque à Petrobras, e sabe-se lá em quantas outras estatais nesse longo período de roubalheira?

...e os saques

Poucas. Em ambos os casos, houve um desastre administrativo e de controle que culminou no desastre. A única diferença é que, no caso das estatais, o saque foi feito por gente teoricamente fina, e não pela plebe ignara.

Procura-se

Quem defendeu a derrubada do Muro da Mauá desde a sua construção e até mesmo hoje, gente que sustentava a tese estapafúrdia de que era remotíssima ou até inexistente uma nova enchente como a de 1941. E aos que alegavam que o Muro separava a cidade do Guaíba, um reconhecimento: ainda bem que separou.

Tudo pela metade...

Como este é um país de desmemoriados, cabe lembrar que o Muro, a avenida que se chamava de Castelo Branco e as casas de bombas foram ideia de um grupo de técnicos alemães que vieram para Porto Alegre na segunda metade dos anos 1960 graças a um convênio com o governo federal.

...como de hábito

Prevendo as cheias e problemas viários na hoje BR-116, aconselharam a construção de um dique/rodovia expressa até São Leopoldo; sugeriram a construção de barragens no Vale do Paranhana, porque a água seria um problema, e uma elevada com seis pistas da Rodoviária da Capital até a Usina do Gasômetro.

Miúdas

  • SENADOR Paulo Paim (PT) disse que os flagelados precisam de ajuda. Grande sacada, senador!
  • PODEMOS não ter um PM em cada esquina, mas há uma sinaleira em cada. A campeã é a avenida Cristóvão Colombo.
  • EX-PRESIDENTE uruguaio Luis Lacalle disse que Mercosul acaba se não mudar. E alguma vez ele existiu?
  • IMAGEM de traficantes mandando na Colômbia já era. O PIB colombiano está crescendo 9% neste ano.
  • FRASE entreouvida em um papo de jovens: "Ninguém lê mais, hoje todos só veem vídeos". E não é que é?

Finais

  • ASSOCIAÇÃO Riograndense de Propaganda (ARP) recebe, a partir de hoje, as indicações para os finalistas do Salão da Propaganda 2015.
  • MARATONA Tecnológica Humanitária (drones e robótica) será dias 17 e 18/Tecnopuc. Info: http://hdmthon.blogspot.com.br/.