Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 28 de Outubro de 2015 às 22:54

Bote fé!

Neste domingo, primeiro de novembro de 2015, a juventude gaúcha tem encontro marcado em Porto Alegre. Trata-se do segundo encontro estadual desta parcela considerável de nossa gurizada. Gurizada esta que acredita na consolidação de um processo em que será possível integrar ainda mais o que a sociedade possui de bem precioso: os seus jovens.
Neste domingo, primeiro de novembro de 2015, a juventude gaúcha tem encontro marcado em Porto Alegre. Trata-se do segundo encontro estadual desta parcela considerável de nossa gurizada. Gurizada esta que acredita na consolidação de um processo em que será possível integrar ainda mais o que a sociedade possui de bem precioso: os seus jovens.
São jovens que acreditam em Jesus Cristo. Jovens que desejam pautar a própria existência pelo Evangelho. Jovens que alimentam a esperança. Esperança de poder colaborar sempre mais na construção de uma sociedade fraterna, justa e pacífica.
Para que tal sociedade se consolide é necessário superar as barreiras que são colocadas no caminho de tantos. Urge, antes de tudo, favorecer o espaço familiar, onde carinho, amor, apoio, fé, incentivo, correção, compreensão e respeito pela diferença sejam atitudes promovidas e cultivadas. Urge, também, que a sociedade se empenhe por proteger esses jovens de toda forma de violência. Violência que, no atual contexto, nem mais causa indignação. Violência esta que, na maior parte das vezes, é expressão de uma praga que impregna distintos extratos da sociedade e que parece obter condescendência em alguns setores da vida político-social: a drogadição.
Cabe também cumprir o dever constitucional de possibilitar a todos um ensino de referência. Uma pátria educadora tem o dever de promover educação com qualidade, em vista de convivência social marcada por ética vigorosa. Há aspectos do ser humano que dão sinais de esquecimento: honra, dignidade, nobreza, cortesia, distinção, respeito, cuidado pela vida e pelo ambiente...
A juventude tem sonhos, tem esperança! Unidos a todas as expressões de juventude presentes em terras gaúchas, queremos, juntos, bradar: "não permitimos que nos roubem a esperança" (Papa Francisco).
Com este intuito, os jovens vão se reunir no Gasômetro no dia primeiro de novembro para percorrer o "Caminho da Paz". Eles vão caminhar em direção ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde, animados por bandas juvenis católicas, cantarão, gritarão e dançarão a paz.
A juventude é também generosa. Eles devem fazer um gesto concreto de arrecadação de alimentos não perecíveis ou material de higiene pessoal aos imigrantes que estão chegando ao Rio Grande do Sul. Não se deseja que tal gesto se espalhe, faça publicidade. O que se quer é que chegue a muitos um sinal concreto de acolhida e de solidariedade. O que for recolhido de donativos pode também ser partilhado com os tantos flagelados pelas chuvas das últimas semanas.
Bote Fé! Botar fé na juventude que não coloca o apoio em si mesma. Esta juventude tem como referência a pessoa de Jesus Cristo - o homem que passou por entre nós fazendo o bem, e que fazia bem todas as coisas". Por isso, a jornada será coroada com uma ação litúrgica, marcada para as 18h30min, junto ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial para a juventude no Rio Grande do Sul, presidirá a celebração eucarística.
Para esse evento da juventude gaúcha, todos são convidados. A proximidade com os jovens anima, encoraja, envolve. Elas e eles têm projetos de vida, sonhos, esperança. Isto está dizendo que a juventude tem vida, tem fé.
A todos que acreditam na possibilidade de construir um futuro melhor para as próximas gerações, repetimos as palavras dirigidas pelo Papa Francisco aos jovens reunidos no Rio de Janeiro em 2013, naquela memorável Jornada Mundial da Juventude: não permitamos que nos roubem a esperança!
Bote fé na juventude! Bote fé no futuro! Bote fé! A fé não decepciona! Jesus Cristo é a nossa fé!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO