Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 06 de Outubro de 2015 às 17:52

Como começar um negócio com o 'pé direito'?

 ÂNGELO MORI MACHADO, CONTADOR - DIVULGAÇÃO GERENCIAL

ÂNGELO MORI MACHADO, CONTADOR - DIVULGAÇÃO GERENCIAL


GERENCIAL/DIVULGAÇÃO/JC
Ângelo Mori Machado, contador, empresário e diretor da Gerencial Consultoria e Auditoria, responde.
Ângelo Mori Machado, contador, empresário e diretor da Gerencial Consultoria e Auditoria, responde.
Hoje em dia, fala-se muito em empreendedorismo, inovação e criatividade. No Brasil, os resultados apresentados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que três em cada 10 brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em contrapartida, a maioria deles fecha sua empresa antes de completar seu 2º ou 3º aniversário, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas por que isso acontece? Quais são as principais falhas cometidas? De que forma uma empresa de consultoria empresarial pode contribuir para mudar a estatística do IBGE?
É fundamental que o novo empresário adote uma postura questionadora antes de abrir um negócio, pois será este posicionamento que poderá minimizar os riscos e contratempos que levam à perda de tempo e dinheiro, aspectos que, na maioria das vezes, levam uma empresa a fechar suas portas. Além disso, a mortalidade das empresas ocorre pela falta de conhecimento sobre o setor, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa.
Nos casos das startups - empresas novas, caracterizadas por serem embrionárias que contam com projetos promissores ligados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras - existe um ambiente de incertezas e alto risco envolvido no negócio, porém se bem-assessoradas, apresentam expectativa de crescimento muito grande, transformando-se em uma empresa replicável, ou seja, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa.
Dessa forma, a consultoria empresarial é fundamental para avaliar quais são as necessidades legais e documentais para a criação do novo negócio, se há algum tipo de condição ou restrição para atuar no mercado, para apontar qual o regime tributário mais adequado ao tipo e porte da empresa, bem como o tipo jurídico mais pertinente para cada caso. Além disso, a equipe de consultores irá verificar o ponto de equilíbrio econômico e financeiro do negócio, qual a necessidade de recursos para o investimento e capital de giro e as fontes de financiamento junto às condições disponíveis hoje no mercado.
Outro aspecto importante é saber escolher uma boa empresa de consultoria. Avaliar o tempo de mercado em que ela atua, o conhecimento técnico da equipe e sua estrutura tecnológica. Falo aqui de softwares para contadores que algumas consultorias adotam e que fazem todo o trabalho de apoio financeiro do dia a dia, nos quais ambos, assessoria e assessorado estão conectados 24 horas em tempo real. Esse modelo de gestão aumenta a eficiência operacional, assertividade e decisão coerente por parte da equipe consultora.
Sugiro também que todo jovem empreendedor busque informações em livros, textos, workshops e palestras sobre empreendedorismo. Mensalmente, grandes nomes - referências no mercado - ministram pequenos cursos, compartilham ideias, erros, acertos e dão dicas de como alcançar o sucesso. O networking nestes eventos é interessante, pois diversos profissionais de diferentes segmentos trocam cartões e experiências que podem fazer a diferença na formação da futura empresa.
Contudo, para começar com o pé direito e transformar aquela ideia que ainda está no papel em um novo negócio, é muito importante que o empreendedor procure uma assessoria especializada e profissional que dará todo apoio e atendimento na elaboração de documentos e trâmites burocráticos para a abertura da empresa. As consultorias corporativas que se destacam no mercado oferecem equipe multidisciplinar e uma gama de serviços voltados para o início do negócio até a sua internacionalização.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO