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Automotor

- Publicada em 08 de Outubro de 2015 às 15:55

Chevrolet apresenta novo sistema de conectividade

Cruze 2016 é o primeiro modelo da marca a receber a inovação, que será gratuita nos 12 meses iniciais de uso

Cruze 2016 é o primeiro modelo da marca a receber a inovação, que será gratuita nos 12 meses iniciais de uso


GENERAL MOTORS/DIVULGAÇÃO/JC
Recentemente reestilizados, os modelos Cruze Sedã e Sport6 (hatch) foram escolhidos para estrear o recurso no Brasil. Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar opera há 19 anos nos Estados Unidos.
Recentemente reestilizados, os modelos Cruze Sedã e Sport6 (hatch) foram escolhidos para estrear o recurso no Brasil. Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar opera há 19 anos nos Estados Unidos.
O sistema funciona de modo simples. Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano, que disponibiliza serviços como, por exemplo, pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego. Também pode-se requerer assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
O OnStar ainda é capaz de avisar quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos air bags. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente na central ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelo viva-voz. O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas, e receba notificações quando o carro inicia uma nova movimentação, sobre a sua localização e quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
"O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir", diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da General Motors América do Sul.
De acordo com um estudo global da ABI Research, em 2012, apenas 11% dos veículos possuíam alguma tecnologia de conectividade, índice que deverá superar os 60% já no próximo ano. Até o fim da década, a previsão é de que a frota de automóveis conectados atinja o número de 250 milhões de unidades.
"Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor", comenta William Bertagni, vice-presidente de Engenharia da GM na América do Sul.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados do OnStar. Entre os mais relevantes estão o que propicia ao motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.
Na linha 2016 do Cruze, a Chevrolet dará o serviço OnStar como cortesia por 12 meses. Depois, será cobrada uma mensalidade. A marca não informou preços oficiais, mas a estimativa é de que os valores fiquem entre R$ 40,00 e R$ 120,00 mensais.
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