As sobremesas das gaúchas Isabel Dalmás e Angela Chapon incrementaram o mercado de doces da Capital. Elas criaram, há quase dois anos, a Feito de Sorvete – marca de bombons recheados. O sucesso foi tão grande que “obrigou” a empresa a crescer. Além da loja física (na rua Barão de Ubá, 110, bairro Bela Vista), agora dá para comprar os gelados de um carrinho estacionado no segundo piso do Shopping Iguatemi.
A ampliação do projeto amadurecia na cabeça das duas desde que perceberam o pioneirismo e o potencial da Feito de Sorvete. Mas só nos últimos seis meses é que elas o levaram a sério – fazendo o plano de expansão. Pesquisaram inúmeras formas de crescimento: loja, franquia, quiosque. Foram várias estratégias até optar pelo carrinho no centro comercial. “Se chover, fazer frio ou calor, as pessoas vão para os shoppings”, analisa Isabel, ex-executiva de 45 anos.
O investimento no carrinho-refrigerador foi de aproximadamente R$ 50 mil. O novo ponto será controlado por elas. A ideia é adquirir maturidade na expansão, sem deixar de lado o segredo que fez a empresa dar certo. “O nosso diferencial está na qualidade e no toque caseiro do produto. Precisamos zelar por isso”, acrescenta a doceira Angela, 53.
O cuidado na expansão é praticamente o mesmo dedicado aos bombons. Artesanais, os quadradinhos de 4 por 4 centímetros são resultado das experiências de Angela – que transformou o tradicional sorvete em algo mais original e refinado. Os sabores? Alfajor, avelã, banana, baunilha, brigadeiro, chocolate, cacau nibs, coco, doce de leite, menta, morango, nozes, paçoca, pistache e (ufa!) laranja.
Tem também os de branquinho, cheesecake, limão, maracujá, romeu & julieta e uva – todos isentos de corantes, conservantes e gordura hidrogenada, que custam R$ 3,00 a unidade. A marca ainda vende tortas feitas de sorvete – inteiras ou em fatias - e atende eventos particulares.
Desde que inaugurou, em dezembro de 2013, a Feito de Sorvete – que não divulga faturamento – cresceu cerca de 120%. E a expectativa é não parar por aí. Isabel e Angela estudam, no horizonte, inaugurar novos carrinhos em outros shoppings de Porto Alegre. Também não descartam, futuramente, transformar a Feito de Sorvete em uma franquia. “Mas primeiro queremos ver como será a experiência no Iguatemi”, ressalta Isabel.
Esqueça o 'achômetro'
Isabel e Angela destacam que a ajuda de uma consultoria especializada é fundamental na hora de ampliar ou mesmo começar o negócio próprio. "Não dá para abrir uma empresa no achômetro", diz Isabel.