Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#De salto alto

Varejo

- Publicada em 27 de Setembro de 2015 às 22:32

O compartilhamento veio para ficar

Lorrana Scarpioni, criadora do Bliive, está entre os 10 brasileiros mais inovadores, segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), especializado em tecnologia
Beth Furtado, sócia-?diretora da Alia, é autora dos livros Singularidades no varejo, Horizonte de consumo e Desejos contemporâneos

Lorrana Scarpioni, criadora do Bliive, está entre os 10 brasileiros mais inovadores, segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), especializado em tecnologia Beth Furtado, sócia-?diretora da Alia, é autora dos livros Singularidades no varejo, Horizonte de consumo e Desejos contemporâneos


MICHAEL PAZ FRANTZESKI/DIVULGAÇÃO/JC
Emprestar, trocar, alugar. Todos os dias surgem, no Brasil e no mundo, novos formatos e serviços de compartilhamento em diferentes segmentos. Em Porto Alegre, o Nós Coworking oferece espaço compartilhado de trabalho, onde também acontecem palestras e cursos das mais diferentes áreas. Também na capital gaúcha, a Arte a Parte é uma loja colaborativa voltada para artesãos, estilistas e designers que não possuem local para expor e vender seus produtos.
Emprestar, trocar, alugar. Todos os dias surgem, no Brasil e no mundo, novos formatos e serviços de compartilhamento em diferentes segmentos. Em Porto Alegre, o Nós Coworking oferece espaço compartilhado de trabalho, onde também acontecem palestras e cursos das mais diferentes áreas. Também na capital gaúcha, a Arte a Parte é uma loja colaborativa voltada para artesãos, estilistas e designers que não possuem local para expor e vender seus produtos.
"O compartilhamento veio para ficar e influenciar comportamentos, não adianta resistir", afirma Beth Furtado, sócia-diretora da Alia, consultoria especializada em marketing. A empresária esteve em Porto Alegre, na semana passada, palestrando no Zoom, evento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) que, nesta edição, teve como tema "O varejo na era do compartilhamento".
Beth trouxe como exemplo a loja colaborativa Endossa, de São Paulo, na qual qualquer pessoa pode vender, basta criar uma marca e se cadastrar. "Há uma lista de espera de cerca de seis meses, a procura é grande." Outro exemplo dado por Beth é a norte-americana Airbnb, que oferece serviço on-line para as pessoas anunciarem e reservarem acomodações em qualquer parte do globo. Pode-se alugar um apartamente ou apenas um quarto, por exemplo.
Conforme a empresária, compartilhar é a nova forma de comprar. As pessoas compartilham por conveniência, melhores preços, qualidade do produto ou serviço e estilo de vida saudável. "Acesso é mais importante que propriedade", diz.
Também participou do encontro Lorrana Scarpioni, criadora do Bliive, rede social para a troca de tempo criada no final de 2012. A startup já contabiliza mais de 100 mil usuários orgânicos, está presente em 148 países e tem mais de 90 mil horas de experiência.
"Criei a Bliive para conectar pessoas do mundo todo com algo em comum, o tempo", diz a empreendedora de 25 anos, nascida em Salvador e criada no Paraná. Ela explica que o sistema consiste em usar o tempo como moeda. "Muitas vezes você não tem acesso a muitas coisas porque não tem o papel (dinheiro)."
Sugestões para compartilhar no varejo, segundo Beth furtado:
  • Faça parcerias com outros varejistas;
  • Aposte em plataformas colaborativas;
  • Pertença a comunidades
  • Pense no coletivo
  • Valorize a transparência
  • Inspire-se em outros setores
Conceitos de compartilhamento, conforme Lorrana:
  1. Ver o valor além do dinheiro. Viver mais coisas de maneira mais inteligente e com mais economia;
  2. Entender o poder da multidão. Muitas vezes a resposta está compartilhada.
  3. Valorizar a construção coletiva, validar ideias com outras pessoas de outros setores, entender o valor da diversidade.
  4. Repensar as formas de consumo, como se transportam os produtos, como se faz a comunicação.

Amcham Brasil terá primeira mulher CEO

A partir de 1/10, Deborah Vieitas substituirá Gabriel Rico como CEO da Amcham Brasil. Será a primeira mulher à frente da Amcham-Brasil nos seus 96 anos de existência. Com sólido histórico na direção de grandes instituições financeiras e na direção da Associação Brasileira de Bancos Estrangeiros (ABBI), Deborah trará para a Amcham a experiência acumulada à frente de instituições como o Banco Caixa Geral - Brasil, parte do maior conglomerado financeiro português, Banco BNP Paribas, Banco CCF Brasil e Unibanco.

Trocas Inteligentes

A agenda de outubro das palestras semanais do Trocas Inteligentes, iniciativa da BPW (Business Professional Women) Porto Alegre, traz temas como marketing feminino, processo de mudança, planejamento comercial e coach. Confere a programação, sempre às quartas-feiras:
7/10 "Marketing Feminino: O que elas querem como consumidoras?", com Daniele Sallaberry
14/10 "Processo de Mudança: Como nossas decisões são mais emocionais que racionais", com Oswaldo Paleo
21/10 "Planejamento Comercial: como estruturar e identificar nichos de mercado", com Adriane Laste
28/10 "Workshop com aplicação de técnicas de coach", com Silvana Bastian

Cresce faturamento de franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015 comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,885 bilhões ante R$ 57,464 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014.

Agenda

Na terça-feira, 29/9, às 19h, acontece o primeiro encontro da rede Mulheres que Decidem (MQD). A rede tem 14 mil mulheres no Brasil e no exterior e surgiu, há um ano, em São Paulo. O objetivo é fomentar o empreendedorismo, conectar e empoderar as mulheres. Na Decision FGV (av. Praia de Belas, 1.510).
Na terça-feira, 29/9, às 20h, as fisioterapeutas do Vitta Centro de Bem-Estar Físico Ana Paula Giordani e Keila Silva vão conduzir o bate-papo gratuito e aberto ao público Elas por Elas sobre o neopompoarismo. Evento exclusivo para mulheres e ocorre no Substância (av. Nilo Peçanha, 53). Inscrições [email protected] ou fone (51) 3333.6135.
Semadar Marques promove workshop F.L.Y (First Love Yourself), no dia 3/10, das 9h às 12h, no Espaço Kashai (rua Dario Pederneiras, 566). Informações www.semadarmarques.com.br.
Nos dias 4 e 5/10, a D&D Estética e Saúde realiza o 11º Simpósio Estético Científico, das 8h30min às 18h, em Porto Alegre, no Hotel Embaixador (av. Jeronimo Coelho, 354). As inscrições podem ser realizadas com descontos até 11/9 pelo site www.dedesteticaesaude.com.br. Estudantes têm preços especiais.