Leonardo Pujol

Ex-operadora de telemarketing fatura R$ 6 milhões com franquia de ensino

Leonardo Pujol

Rafaella Giraldi tinha 16 anos quando iniciou no mercado de trabalho. O ano era 1996 e ela estreava vendendo cursos como operadora de telemarketing. Acontece que o talento da garota de Vinhedo, interior de São Paulo, era notório. Tanto que em apenas cinco meses foi promovida a supervisora da equipe de operadores. Em 2000, subiu para a gerência geral. Foi então que teve o insight de abrir o próprio negócio. Hoje, 15 anos depois, ela não só conseguiu viabilizar o desejo como vem obtendo bons resultados. Rafaella é dona da MacPoli, uma rede de escolas profissionalizantes que só no ano passado faturou R$ 6 milhões.
Rafaella Giraldi tinha 16 anos quando iniciou no mercado de trabalho. O ano era 1996 e ela estreava vendendo cursos como operadora de telemarketing. Acontece que o talento da garota de Vinhedo, interior de São Paulo, era notório. Tanto que em apenas cinco meses foi promovida a supervisora da equipe de operadores. Em 2000, subiu para a gerência geral. Foi então que teve o insight de abrir o próprio negócio. Hoje, 15 anos depois, ela não só conseguiu viabilizar o desejo como vem obtendo bons resultados. Rafaella é dona da MacPoli, uma rede de escolas profissionalizantes que só no ano passado faturou R$ 6 milhões.
Quando optou por empreender, Rafaella sabia que precisaria de foco, determinação e, claro, dinheiro. Para isso, começou a economizar R$ 1 mil por mês. “Sempre fui de uma família simples e humilde, e, quando comecei a guardar dinheiro, meu próprio pai não acreditou que meu sonho seria possível”, recorda. Mas ela seguiu firme e, em cinco anos, além de estruturar o plano de negócio, juntou R$ 100 mil – o suficiente para dar andamento ao projeto. A inauguração da MacPoli aconteceu em 2005.
Desde então, Rafaella não parou de crescer. À medida que as pessoas começaram a visitar a escola, também localizada em Vinhedo, passou a receber convites para franquear o negócio. Só aderiu ao franchising em 2012, quando já tinha três unidades próprias. Hoje, são 20, espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A rede oferece cursos nas mais diversas áreas, indo desde Administração, Logística e Gestão Empresarial até Inglês, Espanhol e Informática.
A meta, segundo Rafaella, é expandir cada vez mais a sua marca. Para isso, estruturou três modelos de negócios: licenciamento, franquia plus e premium – investimentos que vão de R$ 20 mil a R$ 130 mil. “A meta para os próximos cinco anos é crescer 20%”, espera ela, otimista.
Leonardo Pujol

Leonardo Pujol 

Leonardo Pujol

Leonardo Pujol 

Leia também

Deixe um comentário