O diferencial do negócio que vem das sacolas


Com o cenário cada vez mais difícil para lojas de rua, que precisam competir com as megastores de shopping centers, é preciso reiventar-se para sair à frente e ganhar destaque. É no que acredita Lessandra Fraga, 40 anos, dona da marca Clássica com Pimenta, que aposta em um item tão antigo quando o comércio para desbancar a concorrência: sacolas.
Com o cenário cada vez mais difícil para lojas de rua, que precisam competir com as megastores de shopping centers, é preciso reiventar-se para sair à frente e ganhar destaque. É no que acredita Lessandra Fraga, 40 anos, dona da marca Clássica com Pimenta, que aposta em um item tão antigo quando o comércio para desbancar a concorrência: sacolas.
Com foco na sustentabilidade como base do trabalho, ela resolveu presentear os clientes de sua loja com embalagens reutilizáveis - e cheias de estilo - feitas com sobras de tecidos do seu atelier. E não é que a ideia deu certo? Há quem visite o empreendimento mais interessado nas sacolas do que nos produtos.
Lessandra sempre priorizou a filosofia do reaproveitamento de materiais. Quando abriu o negócio, localizado na avenida Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, há 4 anos, tinha o costume de oferecer aos clientes sacolas reutilizáveis de TNT. Até que teve dificuldades para reposição - já que estavam em falta no seu fornecedor - e buscou uma solução artesanal na internet.
A advogada Leonides Webber Fraga, 67anos, mãe de Lessandra, foi quem colocou a mão na massa e passou a produzir os artigos. Lessandra percebeu o quanto a ideia tinha potencial de marketing e mantinha a proposta de preocupação com o ambiente.
"A sustentabilidade tinha de entrar no processo de embalagem. Com isso, conseguimos deixar redondo o nosso conceito", enfatiza.
Como matéria-prima, dona Leonides utiliza restos dos tecidos do atelier e customiza com botões, laços, rendas e estampas diversas. Tem, inclusive, compartimento para chaves.
As peças passaram a ser distribuídas a cada compra e, o melhor, com custo zero ao cliente. Um presente, como caracterizam.
Há quem queira pagar para levar o item para casa, mesmo sabendo que não está à venda. "As pessoas não estão preparadas para receber presente", afirma a advogada.
A fabricação das sacolas - que possuem tamanhos diversos - não demanda custos extras excessivos. Muitas marcas parceiras da Clássica com Pimenta passaram a doar materiais para a confecção.
A experiência mostra que o diferencial fideliza o cliente. Mesmo em tempos de crise, o empreendimento vem tendo um crescimento maior que o esperado neste ano.
Não há, no entanto, uma preocupação por grandes quantidades, já que a Clássica com Pimenta trabalha no estilo Slow Fashion. Ou seja, produção exclusiva, ao contrários de marcas que apostam em larga escala.
"Não quero entrar no bastantão, quero seguir com meu conceito", defende Lessandra.

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