Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 27 de Março de 2015 às 15:59

Marcas de Quem Decide apresenta as mais lembradas e preferidas em sua 17ª edição

Compartilhe:
JC
JC
 
Marcas 2015
Foto: ISAAC AMORIM/MJ/JC
Pesquisa do JC e Qualidata abrange 100 setores econômicos e três categorias especiais
O Jornal do Comércio e a Qualidata Informações Estratégicas apresentarão, no dia 3 de março, a pesquisa Marcas de Quem Decide, em sua 17ª edição. O mais completo levantamento do gênero realizado no Rio Grande do Sul reúne 100 setores econômicos, além das categorias especiais Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente.
Na apresentação do estudo, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, serão reveladas as cinco primeiras marcas de cada setor e categoria especial nas modalidades "lembrança" e "preferência". Os dados resultam de 650 entrevistas com empresários, gestores e profissionais liberais em 47 dos principais municípios do Estado, entre 10 de novembro de 2014 e 15 de janeiro passado. O número de entrevistas é recorde desde o início da pesquisa, em 1999.
O diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, diz que a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de 95%. "Isso significa que se a pesquisa fosse feita 100 vezes, em 95 delas os resultados estariam dentro dos parâmetros estatísticos. A margem de erro abaixo de 4 pontos percentuais representa maior segurança para quem utiliza os dados para tomar decisões estratégicas em marketing, onde o branding é um dos compostos analisados", explica ele. A pesquisa diferencia-se das demais do gênero por apurar simultaneamente a lembrança e a preferência dos entrevistados. O fato de uma marca ser a mais lembrada não é garantia de que também seja a preferida. "O Marcas de Quem Decide é o único estudo que revela essas duas dimensões, algo extremamente valioso para os gestores de negócios, profissionais de marketing e publicitários envolvidos no planejamento e promoção dessas marcas", ressalta Di Vicenzi.
O diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges, acrescenta que a pesquisa mostra a marca realmente consumida (a da preferência), além da lembrada. Ele destaca o âmbito estadual da pesquisa e o reconhecimento do evento que a apresenta como um marco da abertura das atividades empresariais do ano. A ocasião costuma reunir cerca de oitocentos convidados, entre os quais os presidentes das mais importantes entidades empresariais. "Como diz o nome, o trabalho ouve quem forma opinião", declara Borges No dia 30 de março, circulará encartado no JC um caderno especial com a cobertura completa do evento de apresentação das marcas mais lembradas e preferidas nas 103 categorias, uma análise setor por setor e artigos de especialistas.

Notícias relacionadas